COMUNICAÇÃO

Projeto Cidadão Aprendiz inicia atividades

05/06/2014 20:53 | Por

“Essa é a oportunidade da minha vida. Para mim, é um sonho que está sendo realizado. Agora estou começando a ter esperança de que poderei comprar minha própria casa quando sair do abrigo. Eu vou dar o meu melhor”. Essas são foram as palavras usadas por Danilo*, 16 anos, para falar do processo de capacitação como jovem aprendiz.

Junto com outros 59 adolescentes, Danilo integra a primeira turma do Projeto Cidadão Aprendiz, resultado de um Termo de Cooperação Interinstitucional assinado pela Defensoria e outras sete instituições. O projeto vista qualificar profissionalmente jovens que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, morando em abrigos, que cumpram medida socioeducativa em meio aberto, semiliberdade, egressos e também seus familiares.

Na segunda-feira, 12, aconteceu a aula inaugural do Projeto. Na oportunidade, os adolescentes foram apresentados à equipe responsável, assinaram o contrato junto às empresas que custearam os encargos trabalhistas e previdenciários, para que eles façam a formação em Técnico Administrativo no SENAI. Eles também tiraram dúvidas sobre seus direitos e obrigações com relação ao Projeto.

Ao longo do período de curso, que é 19 meses, os alunos terão acesso ao conhecimento teórico, através do SENAI, e desenvolverão a parte prática na Defensoria e no Ministério Público, 30 adolescentes em cada instituição. Durante o período de aprendizagem, eles terão de comprovar frequência e bom rendimento na escola regular, bem como projeto, sob pena de serem desligados. O que também pode acontecer por falta disciplinar grave ou a pedido do próprio aprendiz.

Na aula inaugural, a subcoordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Laíssa Rocha, falou aos jovens sobre a dedicação deles ao projeto. “É importante que vocês se empenhem para garantir que o projeto seja bem sucedido, e que essa seja apenas a sua primeira edição”. O Termo de Cooperação que viabiliza o projeto tem validade de cinco anos.

Oportunidade – Para o subgerente da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Itamar Mendes, responsável pelo Centro de Educação Especial Elcy Freire, o projeto cria nos jovens a esperança de uma vida melhor. “Eles começam a ver agora uma oportunidade de futuro que talvez eles não tivessem”, afirmou. Um dos adolescentes acolhido pelo Elcy Freire foi selecionado para participar da primeira edição do projeto.

No que diz respeito aos adolescentes em situação de acolhimento, como é o caso do jovem Danilo, apresentado no início da reportagem, o Projeto Cidadão Aprendiz tem uma importância especial. Ao completar 18 anos, eles devem deixar a instituição que os acolhe, mas nem sempre eles estão preparados para isso.

A assistente social da Casa de Apoio e Assistência ao Portador do Vírus HIV/Aids (Caasah), Claudete Ramos, conta que é muito difícil preparar os jovens para deixar a instituição. Faltam oportunidades de trabalho para eles, e mesmo quando aparece esbarra na barreira da idade ou formação necessária para ocupar o posto oferecido. O quadro se repete em outras instituições, que nem sempre conseguem oferecer formação profissional aos acolhidos. Isso explica o entusiasmo de Daniel com o projeto. Ao final da formação, ele terá a certificação, em carteira, de que trabalhou como jovem aprendiz.

O Projeto também tem importância para os jovens que cumprem medidas socioeducativas. “Com eles, o Projeto vai trabalhar a prevenção da reincidência. Dará oportunidade para que eles não voltem a praticar nenhum outro ato infracional. Uma formação a fim de garantir a entrada no mercado de trabalho”, explicou Laíssa.

Dona Soraia Conceição Souza, mãe do jovem Pedro Augusto*, que cumpre medida socioeducativa, se emocionou com a oportunidade dada ao seu filho. “Esse era o meu sonho. O meu filho fazer um curso e ter uma nova chance, apesar das coisas que aconteceram na vida dele. E eu sou muito grata”, comentou.

*nomes fictícios

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}