COMUNICAÇÃO

Projeto de economia solidária do Movimento de População em Situação de Rua é apresentado na Esdep

08/05/2015 18:04 | Por ASCOM

O projeto de economia solidária do Movimento de População em Situação de Rua, que pretende oferecer espaços de aprendizagem sócia produtiva através de cursos e oficinas à população em situação de rua foi apresentado durante o seminário Trabalho, Educação e População de Rua realizado na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia- Esdep. A ação, financiada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a partir do Instituto de Saúde Integral – ISI, pretende apoiar pessoas em situação de rua ou com trajetória de rua, consolidando atividades de resgate da cidadania de homens e mulheres que compõem esse grupo populacional.

Representando a Defensoria Pública do estado da Bahia, a defensora pública Fabiana Miranda, responsável pela equipe multidisciplinar de atendimento à pessoa em situação de rua da DPE, elogiou a ação. “Esse projeto é extremamente importante, tanto para o trabalho desenvolvido pela Defensoria, como por toda a rede de atenção à população de rua, pois é uma oportunidade de gerar renda para essas pessoas, através de uma atividade envolvendo economia solidária, empreendedorismo e empoderamento. Um caminho efetivo para a saída da situação de rua”, destacou.

A ação é articulada localmente a partir de uma parceria do Movimento de População de Rua de Salvador, Defensoria Pública do estado da Bahia, através da Equipe Pop Rua, Instituto de Saúde Integral, Associação Rua Tua, Secretaria Nacional de Economia Solidária e Ministério do Trabalho e Emprego. A Defensoria Pública atua ainda na assistência jurídica e na articulação do ISI com outros parceiros como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPSAD, para garantir a qualificação necessária aos profissionais atuantes no projeto.

O projeto espera beneficiar cerca de 600 pessoas a partir das oficinas e cursos voltados à área de produção artesanal de produtos de limpeza.