COMUNICAÇÃO
Projeto Direitos Humanos nas Escolas inicia ciclo em colégio na Ribeira
Colégio Costa e Silva é o segundo a receber proposta que aborda quatro eixos de reflexão e debate em direitos humanos
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoveu nesta segunda-feira, 4, mais um encontro com alunos da rede estadual de ensino dando seguimento ao projeto “Direitos Humanos nas Escolas”.
Desta vez foram os alunos do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, no bairro da Ribeira em Salvador, que receberam a iniciativa que tem como objetivo estimular reflexões sobre como as violações de direitos e as injustiças sociais se encontram permeadas por relações de poder que historicamente marcam a sociedade brasileira.
Concebido e planejado pela DPE/BA, o projeto “Direitos Humanos nas Escolas: discutindo de todos os jeitos!” busca levar, preliminarmente, para escolas de rede estadual da capital, o debate em torno de quatro temas dos direitos humanos: I) violência doméstica contra as mulheres; II) masculinidade tóxica; III) LGBTfobia e IV) racismo e intolerância religiosa.
Nesta segunda, questões vinculadas ao tema do racismo e da intolerância religiosa foram tratadas pela equipe de Direitos Humanos impulsionando o debate entre os jovens do Colégio Costa e Silva. Segundo a defensora pública e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, foram abordadas as noções de raça, os tipos de racismo e como a cor/raça influencia as relações de poder e dominação da população negra.
“Estar nas escolas, debatendo temas tão caros a nossa juventude, é animador. Renova nossas esperanças e nos anima a continuar com este importante trabalho de educação em direitos, uma das importantes atribuições da DPE”, disse Eva Rodrigues.