COMUNICAÇÃO
Projeto Eleições 2020: Defensoria Cidadã traz entrevistas em vídeos com candidatos à Prefeitura de Salvador
Nove perguntas foram enviadas aos nove prefeituráveis da capital baiana, que serão exibidas nas redes da Instituição por temas a partir desta quinta-feira, 5
Como Instituição autônoma e defensora da democracia, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, com apoio da sua Ouvidoria Cidadã, organizou este ano o projeto “Eleições 2020: Defensoria Cidadã”, que apresentará em vídeo nas redes sociais as respostas de candidatos e candidatas à prefeitura de Salvador sobre temas que têm impacto na vida das pessoas atendidas pela Defensoria.
São questões ligadas ao acesso à saúde, educação, moradia, violência doméstica, racismo, dentre outros assuntos, identificando áreas que se relacionam com a atuação da Defensoria. Em um primeiro momento, para formulação dos questionamentos, foram consultadas todas as coordenações de Especializadas da DPE/BA, que atuam na Capital baiana. Também foi usado como base levantamento de temas apontados pela sociedade civil em audiências públicas e seminários promovidos pela Ouvidoria “Pelo Direito à uma Cidade Antirracista”, com o envio de sugestões de perguntas.
A partir destas diversas sugestões recebidas a Assessoria de Comunicação condensou nove perguntas, buscando abarcar os mais diversos assuntos, que foram passados aos nove candidatas e candidatos para que respondessem em vídeos – de até dois minutos, sem edição por parte da Defensoria – sobre cada um dos temas propostos.
A exibição dos vídeos terá início nesta quinta-feira, 5, com exibição do primeiro tema “Direito à Saúde”. Entre os dias 6 e 12, serão exibidos diariamente os outros oito temas, com dois vídeos no último dia (12, quinta-feira), totalizando nove temas. O projeto “Eleições 2020: Defensoria Cidadã” também terá a versão escrita, que será publicada no site da Defensoria no mesmo dia da postagem dos vídeos.
As aberturas dos vídeos foram gravadas pelo defensor público geral, Rafson Ximenes. Já as perguntas são apresentadas na série de vídeos por defensoras públicas, servidoras e integrantes da sociedade civil, além da ouvidora da DPE/BA, Sirlene Assis.
Segundo Rafson Ximenes, a Defensoria é um espaço público privilegiado de identificação de demandas sociais que, se bem explorado, pode ser uma excelente fonte de políticas públicas.
“Nossa ideia foi levar aos candidatos e às candidatas à Prefeitura demandas tiradas do dia a dia da Defensoria. Situações que os assistidos e as assistidas trazem para nós cotidianamente e que muitas vezes são esquecidas dos planos de governos, invibilizadas, mas que refletem as angústias e as privações mais profundas da população. Então, a atuação da Defensoria Pública com esse projeto é uma proposta para melhorar a política e administração de nossas cidades”, afirmou o defensor-geral da DPE/BA.
Quem respondeu
As perguntas foram enviadas para as assessorias e/ou coordenações das candidaturas das nove chapas que concorrem à Prefeitura de Salvador. Destas, quatro enviaram respostas: Celsinho Cotrim (Pros), Major Denice (PT), Olívia Santana (PC do B) e Pastor Sargento Isidório (Avante). Não enviaram respostas as seguintes candidaturas: Bacelar (Podemos), Bruno Reis (DEM), Cezar Leite (PRTB), Hilton Coelho (PSOL) e Rodrigo Pereira (PCO).
Sorteio
A ordem de exibição dos vídeos foi decidida por meio de um sorteio realizado virtualmente, ao vivo, contando inicialmente com a participação dos nove candidatos, para que todos tivessem a chance de ter a mesma visibilidade nos vídeos. Como houve resposta de quatro dos nove prefeituráveis, foi adaptada a sequência para o novo número de vídeos a serem exibidos, mantendo a ordem previamente definida no sorteio realizado anteriormente.