COMUNICAÇÃO

Projeto Mergulho Social atende comunidade de Alagoinhas

21/08/2007 18:53 | Por

A Defensoria Pública do Estado da Bahia, através dos defensores que atuam na Comarca de Alagoinhas, Marta de Oliveira Torres e Alan Roque Souza de Araújo, vem desenvolvendo junto às associações de moradores das zonas urbana e rural da cidade o Projeto Mergulho Social, onde buscam levar atendimento às pessoas que por diversos motivos não podem se dirigir ao Fórum Desembargador Ezequiel Pondé, local de atendimento da DPE em Alagoinhas.

Nas visitas aos bairros, a Defensoria oferece instruções a todos sobre seus direitos, inclusive aos líderes comunitários para que estes tenham maiores condições de orientar os demais moradores, além disso, realizam atendimentos e encaminhamento de ações buscando resolver administrativamente os impasses através de conciliações, a fim de evitar que seja necessário dar entradas em processos judiciais.

Os defensores, que iniciaram o trabalho com a comunidade de Taizé, no bairro de Santa Terezinha, já atenderam mais de 60 pessoas em duas reuniões. As principais demandas foram relativas a Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, principalmente no que se refere ao preconceito envolvendo deficientes físicos e Direitos de Família (adoções, guardas, separações e pensões alimentícias).

Segundo Torres, "a iniciativa do projeto foi pensada como uma forma de imersão da DPE na sociedade para atender as necessidades e dar uma resposta efetiva aos seus anseios", aponta ela. O próximo local a ser visitado será o município de Aramari, localizado nas imediações de Alagoinhas.