COMUNICAÇÃO

Projeto "Defensoria mais perto de você " realiza atendimento rural em Conquista

16/11/2009 13:19 | Por
Com o objetivo de garantir o acesso à justiça às comunidades carentes, a Defensoria Pública do Estado inicia, neste sábado, 14, o projeto Defensoria Mais Perto de você, em Vitória da Conquista. O atendimento gratuito começará no distrito de São Sebastião, beneficiando sete povoados da região.

Durante todo o dia, quatro defensores prestarão orientação jurídica nas áreas cível e criminal, além de realizar ações de retificação ou abertura de registros e coleta de material genético para investigação de paternidade. O atendimento acontecerá na Escola Municipal Euclides Dantas e contará com o apoio da unidade móvel da Defensoria.

Segundo a subcoornadora da 2ª Defensoria Regional, Josefina Moreira, a iniciativa surgiu da necessidade de descentralizar o atendimento. "Dessa forma atingimos efetivamente as pessoas que mais carecem dos serviços prestados, chegando muito mais próximo do público alvo da instituição", salientou a defensora pública.

O distrito de São Sebastião foi escolhido após uma demanda levantada por representações sociais da comunidade, em razão da grande carência identificada na região. Dentro de um mês, os defensores retornarão ao local para apresentar os primeiros resultados e acompanhar os processos iniciados.

Para Josefina Moreira, o projeto é uma importante oportunidade "de divulgar o trabalho realizado pela Defensoria e como a instituição atua para facilitar o acesso à justiça". Participam desta etapa, além da defensora Josefina, os defensores Marta Almeida, Paula Pereira e Robson Santos. A equipe também conta com o apoio dos servidores da Regional.

A visita ao distrito de São Sebastião corresponde a uma etapa piloto do projeto. A expectativa é que, após a avaliação do trabalho realizado nesta primeira etapa, a Defensoria possa ampliar o projeto. A previsão é de que, a partir de fevereiro, o projeto chegue a outros 10 distritos de Vitória da Conquista, beneficiando um total de 146 povoados. Além de São Sebastião, a 25 km da sede do município, serão atendidos pelo projeto os moradores dos distritos de Bate Pé, Cabeceira da Jibóia, Cercadinho, Dantelândia, Inhobim, Iguá, Pradoso, São João da Vitória, Veredinha e José Gonçalves.