COMUNICAÇÃO
Projeto Sala de Espera apresenta palestra sobre educação previdenciária
Conhecimento e informação sobre a Previdência, são passados no momento em que as pessoas aguardam atendimento
Você sabia que no último dia 24 deste mês, foi celebrado o dia dos aposentados? Pois bem, e se existe algo que um dia o trabalhador brasileiro certamente precisará, é ser assistido pelos serviços da previdência social. Mas quando falamos de Previdência, não falamos somente dos aposentados, falamos de um seguro público que visa proteger o cidadão contra qualquer risco econômico que ele possa ter, seja por motivos de idade (envelhecimento), desemprego ou até mesmo um caso de doença.
O Projeto Sala de Espera, da Defensoria Pública do Estado – DPE/BA sanou algumas das dúvidas dos seus assistidos sobre a Previdência Social, visando as possíveis mudanças que possam ocorrer no fator previdenciário. Na manhã desta quinta, 25, o coordenador do Programa de Educação Previdenciária do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS/PEP, Jean de Abreu, realizou uma palestra, na Casa de Acesso à Justiça 1 – CAJ II, no bairro do Jardim Baiano, que esclareceu muitas dúvidas neste quesito.
“O papel da Defensoria Pública é muito importante, pois nos dá a oportunidade para difundir o conhecimento e tirar as dúvidas das pessoas sobre os direitos e deveres, bem como as novas normas que virão após a reforma previdenciária, e isso sendo feito na Defensoria, evita um deslocamento desnecessário para um posto da previdência social”, considerou Jean de Abreu.
Neste momento de mudanças na Previdência, várias dúvidas são recorrentes para as pessoas. Muitas delas procuram a DPE/BA buscando esclarecimentos, sem saber que os postos da Defensoria não tratam diretamente das leis da Previdência Social. Nesse sentido, a iniciativa da Defensoria em levar esse conhecimento têm agradado os assistidos.
“Eu vim para receber outro tipo de atendimento, mas quando comecei a ouvir a palestra falando da Previdência, logo chamei o palestrante para tirar algumas dúvidas que tenho, como tempo de contribuição e documentos necessários, por exemplo. Achei bem legal em ter a palestra enquanto espero o atendimento”, informa a assistida Ane Belo.
95 anos de previdência social
Neste mês de janeiro a Previdência Social completa 95 anos e a DPE/BA dispõe de uma programação que, além de hoje, 25, as pessoas poderão obter orientação previdenciária nos dias 21/02, 21/03, 18/04, 16/05 e 27/06, das 08h30 às 10h, na Casa de Acesso à Justiça 1 – CAJ I, no Jardim Baiano, e das 10h30 às 12h, na Casa de Acesso à Justiça II, no bairro do Tororó.
O palestrante Jean de Abreu disse que “o público da DPE/BA e do INSS são, basicamente, os mesmos, então é de extrema relevância que essa educação sobre a Previdência seja passada, pois além de informar, elas já divulgam para as outras o conteúdo que aprenderam”.