COMUNICAÇÃO
Projeto Sala de Espera da DPE/BA promove palestra sobre o vírus HTLV
Na ocasião, foram distribuídos panfletos informativos. A atividade foi promovida em conjunto com a Associação HTLVIDA
Com o projeto Sala de Espera, a Defensoria Pública do Estado – DPE/BA promoveu na manhã desta sexta, 3, uma palestra em conjunto com a Associação HTLVIDA. A palestra teve como tema “Informação, Orientação e Prevenção da Patologia HTLV”. O HTLV é um retrovírus da mesma família do HIV.
O presidente e palestrante da Associação HTLVIDA, Francisco Daltro Borges, falou sobre a importância de dar visibilidade a esse vírus que ainda é muito desconhecido, mas que chama a atenção dos órgãos públicos pela agressividade causando diversas doenças. No Brasil, estima-se que 2,5 milhões de pessoas são portadoras do HTLV, sendo as maiores incidências em Salvador e São Luiz. “É importante estar ministrando estas palestras, para que as pessoas tomem conhecimento da existência do vírus, suas causas e prevenções, além de buscar políticas públicas para pessoas que convivem com o vírus”, ressaltou.
Durante a palestra, a 1ª secretária da Associação HTLVIDA e Coordenadora do Grupo Operacional dos Portadores do Vírus HTLV, Adijeane Oliveira De Jesus, explicou o que é o vírus e suas variações, como ele age, formas de transmissão e como se prevenir. Foi distribuído material informativo produzido pela HTLVIDA com informações gerais sobre a patologia.
A Associação HTLVIDA tem sede no bairro do Tororó e hoje conta com mais de 200 associados que assistem e buscam ajuda das políticas públicas para os portadores do HTLV. Outros centros que atendem estes portadores podem ser encontrados na Escola Bahiana de Medicina, no Centro de Neurociências, Hospital das Clínicas e o Marymar Novais, um novo centro especializado de tratamento, na Avenida Dendezeiros – Bonfim. Estiveram presentes no evento a subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca, e a servidora da DPE/BA, Ana Bispo.