COMUNICAÇÃO

Projeto Sala de Espera encerra mês de maio promovendo educação previdenciária

22/05/2019 14:37 | Por Leilane Teixeira (Estagiária) com supervisão de Lucas Fernandes DRT/BA 4922

Enquanto aguardavam atendimento os assistidos interagiram expondo suas maiores dúvidas sobre benefícios da previdência

Entre um atendimento e outro ofertado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, não faltam assuntos que agregam conhecimento para a população. Em mais uma edição realizada nesta quinta-feira, 22, na Casa de Acesso à Justiça – CAJ I, o “Projeto Sala de Espera” abordou temas relacionados à previdência, que esclareceram as principais dúvidas dos assistidos.

Realizada em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, a palestra tratou dos benefícios previdenciários, tais como a aposentadoria, auxílio doença e o benefício de prestação continuada (BPC). “A aposentadoria e a qualidade assegurada são, dentre inúmeros outros, os assuntos que mais geram incertezas. Aqui a gente tem um espaço que permite a interação de todos, o que proporciona um melhor esclarecimento dos assuntos”, declarou o coordenador do Programa de Educação Previdenciária – PEP, Jean Vinícius Abreu, palestrante do evento.

Para Jean essa parceria com a Defensoria Pública contribui na prevenção de contingenciamento na unidade do INSS. “É um momento que a gente consegue atingir aquele mesmo público que, em vez de ir até a agência, já consegue tirar dúvida aqui, sem ter necessidade de se dirigir até o INSS. Precisamos passar essas informações para sociedade e o momento de fazer essa disseminação é em parcerias como essa”, concluiu o coordenador.

A aposentada Shirley Bonfim foi acompanhar a irmã em um processo de herança e acabou beneficiada com os assuntos debatidos. “Eu não sabia como fazer para acessar o meu extrato consignado do banco e aqui consegui descobrir como fazer de forma prática e simples. A gente vem resolver uma demanda e sai daqui com conhecimento a mais”, declarou.

O assistido Aurino Nascimento, de 62 anos, diz que sempre teremos algo para aprender. Para ele, independentemente da idade as informações são sempre bem-vindas. “É muito produtivo recebê-las nesse momento de ociosidade”, comentou.

Projeto Sala de Espera

O projeto sala de espera visa transformar as unidades de atendimento da Defensoria Pública em espaços de educação jurídica e de disseminação de outros saberes, além de agregar outros serviços de suma importância na vida dos cidadãos e cidadãs. A próxima edição com o mesmo tema ocorre no dia 06 de junho, na Casa de Acesso à Justiça – CAJ I, Rua Arquimedes Gonçalves, n° 313, Jardim Baiano.