COMUNICAÇÃO

Projeto “The Street Store” recebe o apoio da Defensoria Pública da Bahia

28/10/2015 19:07 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA
A ação social já foi realizada em mais de 100 cidades pelo mundo. Essa será a primeira vez em Salvador.

Pessoas em situação de rua convivem diariamente com a ausência de moradia, inexistência de trabalho e não tem sequer o dinheiro garantido para as refeições do dia. Ir até uma loja, escolher e comprar peças de roupas é algo impensável. Mas é exatamente essa sensação que a ação social The Street Store, Loja de Rua em tradução literal, deseja proporcionar aos moradores em situação de rua. A iniciativa solidária acontecerá neste sábado, 31, na Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça das Mãos, localizada no Comércio. A ação conta com o apoio da Defensoria Pública da Bahia e do Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas – CETAD.

"A ação The Street Store é uma ferramenta de empoderamento que permite o fortalecimento e a visibilidade da população em situação de rua através de manifestações artísticas e culturais", disse a defensora pública Fabiana Almeida, que coordena a Equipe Pop Rua, projeto da Especializada de Direitos Humanos da Defensoria estadual.

Uma das responsáveis pelo The Street Store em Salvador, Eri Suzart, reforça a ideia de que a loja restaura a imagem das pessoas em situação de rua perante a sociedade. "O evento almeja despertar nas pessoas o sentimento de pertence, de dignidade e de esperança", explica Suzart.

A organização do evento ainda está aceitando doações de materiais como toldos, cadeiras, mesas, serviços de transporte, banners, faixas e equipamento de som, além de uma unidade de saúde móvel para dar mais estrutura de atendimento ao projeto. Interessados podem entregar o material em um dos pontos de coleta ou fazer doações direto na loja. Itens de enxoval para bebês e grávidas, roupas infantis e adultos, além de calçados e acessórios também estão sendo recebidos.

A ação social já foi realizada em mais de 100 cidades pelo mundo. A Cidade do Cabo, na África do Sul, foi a pioneira. Brasília, Porto Alegre, Teresina, Florianópolis e Fortaleza são algumas das cidades brasileiras que já receberam o projeto. Essa será a primeira vez em Salvador.

PONTOS DE COLETA
Pólo Petroquímico de Camaçari
Complexo Ford – Benteler;
Camaçari
Vila de Abrantes – Padaria Sabor da Massa, Avenida Tiradentes, s/n
Lauro de Freitas
Buraquinho – Condomínio Residencial Recanto do Sol, Rua Manoel José Pereira 188, Casa 3
Vilas do Atlântico – Floragem Garden Center, Av. Luiz Tarquínio 3470
Unime- Av. Luís Tarquínio, 600 – Centro
Salvador
Pituaçu – Loja WinnerTennis, Rua Barros Pímentel 129
Imbuí – Condomínio Moradas do Bosque, Rua Alberto Fiúza
Pituba – Mansão Maria da Luz Almeida Querette, Loteamento Aquarius
Pituba – Condomínio Kriswania, Rua Amazonas
Cabula – UNEB Departamento de Ciências da Vida – DCV, Rua Silveira Martins, 2555

PROGRAMAÇÃO
Funcionamento da loja – 09h às 15h
I Chá de Acolhimento Maternal Multiplicando Amor – 09h30 às 15h
O Chá é uma reunião feminina que celebra a vida, o amor, a gestação e a maternidade. Programação voltada para as mulheres em situação de rua com escalda pés, arte gestacional, roda de conversas sobre gestação, parto, puerpério, amamentação, roda de cantos e distribuição de enxoval.
Kids na Rua! – 09h às 14h
Programação voltada as crianças que habitam os prédios abandonados, e vivem em situação de rua. Neste espaço iremos oferecer diversas atividades voltada a arte-educação. Brincadeira que fortalecem o trabalho em equipe e o respeito ao próximo.
Serviços médicos básicos
9h às 15h
Aferição da pressão de todos aqueles que desejarem. Atendimento sobre informações de esporte e nutrição.
Alimentação
12h- Distribuição de 200 sopas
Apresentação OSBA – 16h