COMUNICAÇÃO

Publicações: Defensoria lança Relatório de Gestão e Plano de Expansão durante inauguração de nova unidade

25/01/2019 13:15 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Documentos trazem a trajetória destes últimos quatro anos e as perspectivas da Defensoria baiana

Esta semana, durante a inauguração da Casa de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, a Instituição lançou mais duas novas publicações: o Relatório de Gestão 2015-2017/2017-2019 e o Plano de Expansão, que mostram toda a trajetória de crescimento e avanço da Instituição nestes quatro últimos anos e trazem as perspectivas de onde ela quer chegar.

“É impossível colocar o tanto que fizemos nestes quatro anos em um livro, mas, de forma simbólica, demonstra o quanto a Defensoria Pública avançou e cresceu nestes quatro anos. Contra números e dados não há argumentos. O Relatório de Gestão mostra que avançamos naquilo que podíamos avançar e o Plano de Expansão mostra que não estamos perdidos, que temos um norte e sabemos onde queremos chegar”, apresentou o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.

Relatório de Gestão

Com 126 páginas, o Relatório de Gestão 2015-2017/2017-2019 está dividido em quatro eixos – Instituição, Gestão, Carreira e Formação – e apresenta, através de textos, infográficos e fotos, todas as ações, atividades e projetos desenvolvidos nestes dois biênios em que o defensor-geral esteve à frente da administração da Defensoria. Durante este período, por exemplo, o atendimento dos assistidos cresceu a cada ano e atingiu a marca de mais de 1 milhão de pessoas atendidas em toda a Bahia.

“Em 2015, quando assumi a gestão da Defensoria Pública, convidei os defensores públicos e as defensoras públicas para escrevermos uma nova história e uma nova Defensoria. Aqui está a nova história dessa nova Defensoria: com o número de atendimentos crescendo cada vez mais; com mais nomeações de defensores e defensoras; com posse popular; com melhor estrutura para os defensores, servidores, estagiários e, principalmente, os assistidos; com a Unidade Móvel levando a Defensoria às cidades em que ainda não temos sede fixa e que já percorreu mais de 33 mil quilômetros e atendeu a mais 22 mil em toda a Bahia”, contabilizou o defensor-geral, durante o lançamento do Relatório.

Plano de Expansão

Considerado como um guia das ações da Defensoria Pública, o Plano de Expansão traz, em suas 32 páginas, as orientações sobre os caminhos que a Instituição deve seguir a partir de agora, após a atualização da Lei Complementar 26/2006.

“Este Plano é mais um marco na história da Defensoria Pública. Ele mostra, através de dados objetivos, que a Defensoria sabe onde ela quer ir, com quem ela quer ir e de que forma ela precisa seguir esse caminho. É um planejamento que deixamos para a nova gestão que vai chegar e que permite que a Defensoria seja melhor visualizada, transparente e democrática”, ressaltou o defensor-geral, que planeja encerrar a sua gestão, em março, com a Defensoria em 37 comarcas da Bahia e com um total de 40 sedes inauguradas nestes quatro anos.

A edição digital do Plano de Expansão já está disponível (confira aqui) e a do Relatório de Gestão será disponibilizada até a próxima semana.