COMUNICAÇÃO
Questões de saúde estão dentre maiores demandas da Especializada do Idoso
No dia 15 de janeiro, por conta de fortes dores, os familiares a levaram, em caráter de urgência ao Posto de Saúde Irmã Dulce, onde ficou internada durante quatro dias. Devido ao agravamento do estado de saúde da idosa, a mesma foi transferida para o Hospital Eládio Lacerda. Conforme relato do neto de Elizete à Defensoria, durante os dez dias de internação no Hospital, não houve contato direto com os médicos nem tampouco melhora do estado de saúde. Mesmo assim, a paciente recebeu alta e retornou pra casa.
Com o agravamento do quadro, a paciente foi transferida para o 5º Centro de Saúde, localizado no bairro dos Barris. "De acordo com relatório médico, o caso de Elizete exigia sua transferência para a UTI para que o quadro pudesse ser revertido. Para garantir esse tratamento, a família procurou a Defensoria nesta terça, quando, imediatamente, demos entrada em uma ação de obrigação de fazer em face do Estado, para que o tratamento fosse dado. A gravidade de sua condição, entretanto, levou ao seu óbito no mesmo dia.", disse a defensora, que atendeu a família. Pedidos de transferência de internação como o de Elizete e de aquisição de medicamentos estão entre as maiores demandas da Defensoria Pública Especializada do Idoso. "São os casos em que os familiares devem estar atentos e buscarem o quanto antes o apoio jurídico necessário para garantir o direito à saúde de que todos dispõe", pontuou.
A Defensoria Especializada presta serviços gratuitos relacionados no Estatuto do Idoso, tais como Saúde (internação, cirurgia, marcação de consultas, medicamentos), Transportes Públicos, Alimentação, bem como orientação jurídica geral para este público.
Casa de Acesso à Justiça II, na Rua José Duarte, 56 - Tororó.
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h Tel: 71- 3116-0510/0511/0512