COMUNICAÇÃO

REDA – DPE/BA realiza etapa de verificação de pertencimento do candidato à população negra

20/02/2019 19:05 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de lucas Fernandes- DRT/BA 4922

Entrevistas com os candidatos que optaram pelo sistema de cotas foram realizadas no Conselho Superior, na sede do CAB

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou na tarde desta quarta-feira, 20, a etapa de verificação de pertencimento do candidato à população negra com os candidatos classificados no processo seletivo para servidor REDA que optaram pelo sistema de cotas raciais. O processo de entrevistas tem o objetivo de avaliar o fenótipo dos candidatos.

Esta é a primeira verificação feita em seleções de servidores da instituição desde que foi aprovada a reserva de vagas aos candidatos negros, nos termos da Lei Complementar 26/2006, atualizada pela Lei Complementar 46/2018. As entrevistas, necessárias à contratação, foram realizadas no Conselho Superior da DPE/BA e tiveram 1 hora de duração. Dos 13 candidatos convocados, dez compareceram.

A diretora da Escola Superior da Defensoria, Firmiane Venâncio, fez parte da Comissão de Verificação e explicou que a implementação do sistema de cotas democratiza a Defensoria para que pessoas de todas as raças pertençam ao quadro funcional.

“Este não é um momento de privilégio, mas sim um momento de reparação de um histórico de racismo que nosso país vivencia, e que hoje, assim como as outras instituições, a Defensoria tem o dever de compensar”, ressaltou Firmiane Venâncio.

A Comissão de Verificação foi composta também pela coordenadora da Defensoria Especializada em Proteção aos Direitos Humanos, Eva Rodrigues, e pela corregedora-adjunta da Instituição, Larissa Guanaes.