COMUNICAÇÃO

Rede de Atenção Básica à Saúde discutida pela Defensoria

12/09/2011 14:48 | Por

A Defensoria Pública do Estado da Bahia, por meio de sua Especializada de Direitos Humanos e de sua Ouvidoria Cidadã realizou nesta sexta feira (09), mais uma reunião para tratar das questões de saúde pública, na qual teve como foco principal a importância da rede de atenção básica e das as Unidades de Saúde da Família (PSF), base do sistema único de saúde (SUS). Para Cristina Melo, professora da Escola de Enfermagem da UFBA, a participação da Defensoria nas questões de saúde é de grande importância pois será possível "pensar formas e maneiras de ampliar, fortalecer e conscientizar os assistidos sobre a importância do SUS", completa.


"A grande dificuldade em Salvador é conviver com várias estruturas e modelos de assistências distintos", comenta Cristina ao se referir a quantidade de modelos existentes, a importância das Unidades de Saúde da Família e os diversos problemas encontrados por quem utiliza a rede. "Temos que começar a enfrentar a situação. As pessoas que utilizam o SUS precisam de orientação e esclarecimentos a respeito de seus direitos", diz o defensor Marcelo Rodrigues, que atua na Especializada de Direitos Humanos, sobre a necessidade de esclarecimento e conscientização da população.


Presente no evento, a defensoria pública Walmary Pimentel, subcoordenadora da Especializada do Idoso da Defensoria, enfatiza que "é preciso fazer um planejamento estratégico voltado para as necessidades de atendimento da população usuária do Sistema Único de Saúde. A Ouvidora Tânia Palma reforça ao dizer que as discussões estão sendo feitas no intuito de formular estratégias, traçar metas e conscientizar a população sobre os seus direitos. " Se programarmos as soluções com base nas dificuldades e principais problemas da população, ouvindo e dialogando com as pessoas poderemos apresentar as questões para os gestores".