COMUNICAÇÃO
Reflexão sobre lutas por emancipação na África e América Latina abre curso de defensores e defensoras populares na Bahia
Pela primeira vez, além das defensoras, também serão formados defensores populares.
A 3ª turma do curso de defensoras e defensores populares da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA teve início nesta quinta-feira, 14, com a aula magna realizada pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Júlio César de Sá da Rocha. Organizado pela Escola Superior – Esdep e a Ouvidoria Cidadã da Defensoria, o evento teve como tema “Direitos humanos e uma construção de uma democracia participativa” e, na ocasião, o palestrante destacou que trata-se da luta por dignidade humana a qual, no Brasil, também deve ter como referência os processos emancipatórios na África e na América Latina. “Nosso desafio é fazer uma nova historia que enfrente o problema colonial, o racismo e a escravidão. E isso é uma dimensão relevante, pois ‘defensorar’ é uma das funções mais importantes do campo jurídico”.
Ao menos 30 pessoas assistiram à aula magna do curso de Defensoras e Defensores Populares. O curso acontecerá até dezembro de 2021 e abordará diversos segmentos como: população em situação de rua; Direito do Idoso, de Família; diversidade e igualdade racial; questões de gênero, raça; proteção à mulher, à população LGBTQIA+, à criança e ao adolescente; reivindicação do direito à moradia, luta territorial dos povos indígenas e quilombolas; saúde, doenças graves; entre outros temas.
Confira a reportagem completa e a programação das aulas aqui.