COMUNICAÇÃO

Regime Previdenciário Complementar do Estado é apresentado à Equipe da Defensoria Pública

28/09/2016 18:02 | Por Luana Rios DRT/BA 4867 (texto e foto)
Com a fixação do teto máximo da aposentadoria pelo INSS, servidores públicos civis poderão optar pela contribuição complementar.

Defensores públicos estaduais da Bahia agora poderão optar pelo plano de previdência complementar dos servidores públicos civis do Estado, oferecido pela Fundação Previdência – Prevbahia. Com a fixação do teto máximo da aposentadoria pelo INSS – R$5.189,82, a proposta é oferecer aos concursados, nomeados após o dia 29 de julho de 2016, estruturação para a construção de um benefício de aposentadoria complementar. Nessa quarta-feira, 28, a defensora pública Mônica Aragão e a equipe da Coordenação de Administração de Pessoal da DPE/BA – Zeneide Neves, Cintia Santiago e Ananda do Carmo – participaram do evento de lançamento do plano no auditório da Secretaria de Infraestrutura no Centro Administrativo da Bahia.

Uma das principais mudanças com o novo Regime de Previdência Complementar é que a contribuição é determinada no momento de adesão pelo participante e o Estado realiza contrapartida no mesmo valor até o limite de 8,5%. A defensora pública e suplente no Conselho Fiscal da PrevBahia, Mônica Aragão, opinou que a medida é "uma quebra de paradigma" e veio para dar segmento a uma determinação legal. "Agora, os servidores públicos novos, que vão ingressar no serviço público daqui para frente, se submetem ao teto do Regime Próprio da previdência Social primeiro e depois ele têm essa possibilidade de complementar os seus rendimentos. É uma possibilidade real, o que o governo do Estado fez foi tornar isso possível, então criou essa fundação com vários controles rígidos", disse.

Para a coordenadora de Administração de Pessoal da DPE/BA, Zeneide Neves, é necessário avaliar o novo plano de previdência e sanar todas as dúvidas em relação ao benefício. "Temos de parar e analisar direitinho para ver como isso vai ser feito lá na frente. Existem muitas dúvidas e precisamos entender o que vem por aí para ver se realmente é vantagem você fazer essa opção", considerou.

PrevBahia

A previdência complementar é um benefício opcional, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. É uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Além da aposentadoria, o participante normalmente tem à sua disposição proteção contra riscos de morte, acidentes, doenças, invalidez etc.
A fiscalização da PrevBahia é feita pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc e regulada pela Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC), do Ministério da Previdência Social.

Para mais informações sobre o plano de Previdência Complementar dos servidores públicos civis do Estado, clique aqui.