COMUNICAÇÃO
Regional de Ilhéus fortalecerá atendimento no Sul do Estado
A Defensoria Pública do Estado da Bahia inaugura na próxima quinta, 13/11, a sede da 3ª Defensoria Pública Regional, em Ilhéus, a 530 km de Salvador. O local irá concentrar todo o atendimento da instituição na cidade, além de ser um ponto de apoio para os defensores que atuam em comarcas e localidades próximas. A solenidade de inauguração será às 9h, na própria sede da Regional, localizada na Avenida Canavieiras, nº 170, Centro, e contará com a presença da defensora pública-geral do Estado, Tereza Cristina de Almeida Ferreira; dos defensores públicos que atuam na área, entre outras autoridades.
A inauguração faz parte do processo de fortalecimento da instituição e visa potencializar e estruturar a prestação dos serviços no sul do Estado, no intuito de facilitar o acesso à Justiça, de forma gratuita, para a população mais necessitada. Pela primeira vez, a Defensoria Pública terá instalações próprias no município, pois, até então, funcionava dentro do Fórum Epaminondas Berbert de Castro.
Coordenada pela defensora pública Elizete Reis dos Santos, subcoordenadora da Regional, a equipe da instituição conta com seis defensores públicos que realizam uma média de mil atendimentos por mês, abrangendo ainda seis comarcas próximas.
A casa que abriga as instalações da Defensoria passou por uma reforma e adequações de redes lógica e elétrica visando a melhor estrutura para atendimento ao público. O imóvel foi todo estruturado para facilitar o acesso aos serviços, de forma informatizada, contendo gabinetes para atendimento individualizado. São, aproximadamente, 390 metros quadrados, com vários compartimentos, entre estes, sete gabinetes, duas recepções, sala de estagiários, sala de atendimento psicossocial, banheiro e rampa de acesso para pessoas com deficiências.
Esta é a quinta Defensoria Regional que é oficialmente instalada após a conquista da autonomia garantida pela Constituição Federal. Já estão em funcionamento a 1ª Defensoria Regional de Feira de Santana, a 4ª Defensoria Regional de Itabuna, a 2ª Defensoria Regional de Vitória da Conquista e a 5ª Defensoria Regional de Senhor do Bonfim. A instituição tem seis regionais criadas oficialmente. A proposta inicial é abranger 258 comarcas do interior baiano.