COMUNICAÇÃO
Regional de Santo Antônio de Jesus atende cerca de 400 pessoas por semana
Há mais de 20 anos, para promover acesso à justiça à população mais carente de Santo Antônio de Jesus, a Defensoria Pública da Bahia chegou ao município. Na época, defensores públicos trabalhavam em uma pequena sala do fórum da cidade. Contudo, para melhorar o atendimento, a Defensoria adquiriu sua sede própria e em 2010, foi inaugurada a 6ª Regional, que conta atualmente com a subcoordenação da defensora pública Guiomar Silva Fauaze, que trabalha em parceria com os defensores Armando Fauaze, Márcio Marcilio e César Ulisses, que atendem nas áreas Cível, Crime, Família, Fazenda Pública, Infância e Juventude, além de Júri.
Situada no centro da cidade, no Loteamento Vila Inglesa, Rua A, nº 01, a 6ª Regional atende mais de 40 municípios, como Nazaré, Santo Amaro e Valença. Por semana, são realizados em média 300 a 400 atendimentos. Essa estimativa é composta de atendimentos iniciais, acordos e orientações.
As maiores demandas são: ações de alimentos, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável e investigação de paternidade. E para diferenciar o atendimento, a sede de Santo Antônio de Jesus conta com uma estrutura física e serviço exclusivo em domicílio para pessoas com dificuldade de locomoção, deficiente físico e pessoas hospitalizadas.
O direito de ter direitos
“O cidadão de hoje tem direito a justiça. E a Defensoria Pública existe para que esse direito seja cumprido. O defensor público é um agente político de transformação social. A Defensoria está intimamente comprometida com a democracia, a igualdade e a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, declarou a subcoordenadora da 6ª Regional, Guiomar Fauaze.