COMUNICAÇÃO

Regional de Santo Antonio de Jesus garante atendimento médico para criança em menos de 24h

29/09/2010 21:50 | Por

Após a transferência da sua neta recém-nascida do Hospital Maternidade Luiz Argolo em Santo Antônio de Jesus, para uma vaga em UTI Neonatal em Feira de Santana, a dona de casa Maria Cerqueira está mais tranqüila. A remoção do bebê em uma UTI móvel também é motivo de comemoração para a família, já que segundo a avó paterna o serviço custa em torno de R$5 mil, “não sei como eu iria fazer, pois não tenho todo esse dinheiro, nem teria como consegui” ressaltou a avó. Esta conquista é fruto da intervenção da 6º Defensoria Pública Regional de Santo Antônio de Jesus, que assegurou o atendimento especial à criança em menos de 24h, por meio de ofícios encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a avó, quando a criança nasceu, no dia 20 de setembro, sofreu complicação no parto e necessitou de atendimento específico, “o hospital em Santo Antônio de Jesus não tinha a vaga na UTI Neonatal, somente em leito comum, então eles resolveram solicitar, via fax, alguma vaga em Salvador, mas também não houve sucesso”, relata. Foi então que Maria Cerqueira, já sem saber a quem recorrer, procurou a Defensoria Pública para auxiliar no caso, “graças a Deus existe a Defensoria. Agradeço a instituição que resolveu a questão de forma tão rápida e hoje minha netinha já está em casa”, desabafa.

Segundo a defensora Guiomar Fauze, o resultado foi satisfatório, “para mim é muito gratificanete, porque estamos contemplando a vida. Foi a primeira vez que alcançamos uma resposta tão rápida, sem a necessidade de recorrer à justiça”, declara. A defensora ressalta ainda que o papel fundamental da Defensoria é assegurar os direitos dos cidadãos.