COMUNICAÇÃO
Regional Itabuna encerra projeto Defensoria Cidadã Itinerante com homenagem às crianças
Alunos de escolas municipais receberam presentes ofertados pelas equipes da Defensoria e da Base Comunitária de Segurança Monte Cristo
O projeto Defensoria Cidadã Itinerante na Base Comunitária de Segurança do bairro Monte Cristo, em Itabuna, foi encerrado nesta sexta-feira com um saldo bastante positivo. Além de ter atendido a pelo menos 150 pessoas nas diversas áreas jurídicas, beneficiou mais de 100 crianças de três escolas municipais com brindes e contribuiu para aumentar a valorização da comunidade, iniciada desde a implantação da BCS há três anos.
O encerramento desta primeira etapa do projeto em Itabuna contou com a presença do defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, que informou à comunidade a sua intenção de, no próximo ano, prosseguir com os atendimentos nos bairros em um ônibus. “Nossa proposta é que os defensores públicos saiam das sedes e vão para os bairros, ficando mais perto de vocês”, disse o defensor-geral aos moradores presentes.
Subcoordenador da 4ª regional -Itabuna, o defensor público George Araújo, considerou que o resultado do ciclo de quatro sextas-feiras de atendimento na Base Comunitária de Segurança foi positivo. “Empoderamos as pessoas com temas de suma importância como violência doméstica e direitos da família, e da criança e do adolescente”, destacou.
IMPRESSÃO DOS PARCEIROS
Segundo o residente da Associação dos Moradores do bairro Monte Cristo, Nelito Cigano, a comunidade ficou feliz, porque nunca teve um trabalho deste. “O povo pede que a Defensoria venha mais vezes, porque o derradeiro dia é esse e não queria que acabasse”, destacou o líder comunitário do bairro que tem cerca de 10 mil habitantes e enfrenta vários problemas além de alto índice de violência, a exemplo da falta de asfalto e saneamento em muitas ruas. Ele garante que o trabalho da Defensoria veio contribuir ainda mais para a valorização do bairro, que tem recuperado a segurança e atraído empresários.
A comandante da BCS Monte Cristo, tenente PM Heidilane Nascimento, e a equipe composta por 70 policiais que se revezam nas escalas, também se empenharam para o sucesso do projeto. Como estão conquistando a confiança da comunidade com a redução de 60% dos homicídios e atividades recreativas, se aliaram à Defensoria para homenagear antecipadamente as crianças. Foram feitas parcerias com recreadores , que brincaram e distribuíram os presentes comprados pelas equipes da base e da DPE/BA com as crianças das escolas Maria Rosa (bairro Antique), Comunitária, do bairro Santa Inês, e Verdes Campos (Monte Cristo). Também foram mobilizados profissionais autônomos para que as crianças tivessem pipoca e algodão doce. “Recebemos a Defensoria de braços abertos, que pode voltar quando quiser”, disse a comandante.
Nóelia Nascimento, coordenadora do programa de educação previdenciária do escritório do INSS em Itabuna, considerou o projeto Defensoria Cidadã Itinerante muito bom por levar a orientação à população carente e mostrar que está próxima da comunidade. “Os defensores saíram dos seus gabinetes e vieram para a rua, permitindo que outros órgãos, como o INSS, também pudessem participar”, elogiou. A coordenadora fez uma breve palestra sobre direitos previdenciários e, junto com mais três pessoas do INSS, ficou à disposição para esclarecer dúvidas da comunidade.
Entre as pessoas beneficiadas com o projeto nesta sexta-feira está Luciana Silva Viana, 39 anos, moradora do bairro Maria Pinheiro. “Na próxima semana irei à sede da Defensoria para prosseguir com a ajuda que preciso”, contou. Anos atrás, através da Defensoria, ela conseguiu o reconhecimento da paternidade do seu filho que hoje tem 4 anos de idade, através do exame de DNA gratuito oferecido pela Ação cidadã Sou Pai responsável. “Ele morreu e estou buscando ajuda para garantir que meu filho seja beneficiado com a pensão”, diz, esperançosa.
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}