COMUNICAÇÃO

Regional Vitória da Conquista prossegue realizando exames de paternidade

25/10/2011 20:48 | Por

A Defensoria Pública em Vitória da Conquista continua realizando exames de paternidade na cidade através do projeto da instituição “Sou Pai Responsável”. Todas as quintas-feiras, os servidores daquela regional têm atendido mães que queiram marcar exames para poder comprovar paternidade de seus filhos. Os exames são marcados para as sextas, quinzenalmente.

É muito importante que a instituição continue realizando esses tipos de exame para a sociedade de Conquista, pois assim é uma forma de proporcionar para as pessoas o direito de cidadania com a inserção dos nomes de seus genitores na certidão de nascimento”, ressaltou Josefina Marques, subcoordenadora da Regional.

O objetivo do projeto é orientar as famílias mais necessitadas da população conquistense sobre os conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares, buscando reduzir a demanda da área.

O atendimento ocorre sempre das 8h às 12h, na sede da Defensoria, situada na Praça Estevam Santos, sob a coordenação da defensora Josefina Marques, que vai atender as famílias com intuito de promover conciliações de forma a desafogar o fluxo da Justiça. Somente este ano foram realizados 80 exames em Conquista.

Interessados em fazer o exame de DNA devem comparecer ao local munidos de RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo (documento fornecido pela maternidade), além do nome e endereço completo do suposto pai. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus responsáveis.

O projeto é destinado àqueles cidadãos que não possuem recursos financeiros para arcar com custas judiciais. Os assistidos são encaminhados, através de ofício assinado por defensores das varas de família, à laboratórios conveniados para realização do exame. Caso seja comprovada a paternidade, as partes envolvidas são imediatamente conduzidas ao acordo de alimentos, além das questões de guarda e visita. Mais informações no Disque Defensoria 129.