COMUNICAÇÃO

Resultados de exames de DNA começam a ser entregues pela Defensoria

15/10/2010 15:58 | Por

"Eu não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Só sei que quero correr para abraçar meu filho, pois agora tenho certeza que ele é meu e vou fazer tudo para cuidar bem dele, dá muito amor, carinho e vê-lo crescer. É o dia mais feliz de minha vida". Esse é o relato emociado de Rafael Pléssem, 22 anos, pai de Cauã, de 2 anos de idade, quando recebeu, na manhã de hoje, 14, o resultado positivo do exame de DNA, feito gratuitamente através da "Ação Cidadã - Sou pai responsável" da Defensoria Pública. Em agosto, mês em que se comemora o Dia dos Pais, a Ação esteve nos bairros de Castelo Branco, Narandiba, Luis Anselmo e Vasco da Gama, em Salvador, e volta agora para a entrega dos resultados dos exames realizados.

O objetivo da Ação é conscientizar a população a respeito da importância do papel dos pais na criação dos seus filhos, sobretudo em sua formação como cidadão. No primeiro momento, é feito o atendimento às mães e aos pais que querem a confirmação da paternidade. A partir daí, são enviadas cartas-convite aos supostos pais, ou às mães, caso tenha sido o pai a procurar o exame, para que, posteriormente, seja feita audiência de conciliação entre as partes para a tentativa de regularização da criança/jovem, com a realização de exames gratuitos de DNA, caso haja necessidade de confirmação de paternidade.

Para Joseane Paes, 25 anos, que busca durante toda vida conhecer seu pai biológico, ao abrir o resultado, a emoção não foi a mesma vivida por Rafael Plessem. Muito triste apos saber que José Martins, por quem já criou um vínculo afetivo, não é o seu progenitor, ela declara que "apesar desse resultado, através da Defensoria, eu pude tirar essa dúvida que tanto me angustiava, descobri que ele não é meu pai, mas mesmo assim vamos continuar nos tratando como se fossemos do mesmo sangue, vou amá-lo do mesmo jeito". Segundo a defensora pública e coordenadora da Ação, Rosane Assunção, "a iniciativa da Defensoria visa incluir a criança no seio familiar e isso começa com o reconhecimento dela como parte integrante daquela familia, o que garante uma série de outros direitos", pontua. Só no dia de hoje 17 exames foram entregues, momento em que o casal é encaminhado aos cartórios de registtros civis em que a criança foi registrada para a inclusão do nome do pai na certidão de nascimento.

Ação - O serviço de reconhecimento da Paternidade está disponível à população diariamente nas unidades de atendimento da Defensoria, na capital e no interior do Estado, onde há Defensoria Pública. É uma Ação permanente e gratuita durante todo o ano. Para mais informações sobre o programa, a população pode ligar para o Disque Defensoria 129.