COMUNICAÇÃO

RETROSPECTIVA 2019 – Mídias sociais ajudaram a Defensoria a chegar a milhares de baianos

03/01/2020 13:54 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

A DPE/BA está presente no Twitter, Instagram e Facebook

As mídias sociais, como chamamos as plataformas como o Twitter, Instagram e Facebook, tem sido aliadas da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na comunicação com o público. Além de ser o canal de divulgação de todas as ações institucionais, é através dessas ferramentas que dezenas de dúvidas são respondidas diariamente.

Somados, mais de 50 mil usuários formam atualmente a rede da Defensoria nestas três plataformas em que está presentes. Entre eles, 24,4 mil acompanham as atividades pelo Instagram, 22,6 mil pelo Facebook e 3,2 mil pelo Twitter.

Ao longo de 2019, 522 novas pessoas passaram a seguir a conta do Twitter e 1500 a do Facebook. Já o Instagram recebeu durante este ano 136 mil curtidas em suas publicações e apenas entre agosto e dezembro, 4 mil novos seguidores chegaram para se informar sobre as ações, projetos e outras novidades da DPE/BA. 

As publicações no Facebook e no Instagram apareceram mais de 1 milhão de vezes nas telas dos computadores e smartphones dos usuários. Apenas no mês de setembro, por exemplo, as postagens do Instagram chegaram a 245 mil pessoas.

Todo o conteúdo gerado pela instituição chamou atenção de muitos baianos, entre eles Aline, Arianne e Natália (como mostra a imagem ao lado), no entanto, algumas postagens receberam mais interações. Em março, por exemplo, uma sequência de publicações destacando figuras femininas como Makota Valdina, Vilma Reis e Marielle Franco marcou o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, chegando a mais de 30 mil usuários.

Outra campanha que deu o que falar na internet foi a “Ação Cidadã Sou Pai Responsável”, que este ano teve o ator Érico Brás como padrinho. O projeto, que visa sensibilizar os homens a assumirem seus papéis efetivos e afetivos de pais, contou também com o reforço dos clubes de futebol Bahia e Vitória.

Para fortalecer a campanha, o Bahia lançou em parceria com a DPE/BA, o vídeo “Em Nome do Pai”, que repercutiu internacionalmente. Apenas na publicação no Twitter da Defensoria, foram 3 mil visualizações, 11 mil contas alcançadas e 93 retweets (compartilhamentos). Por conta deste material, a Defensoria foi citada 1,8 mil vezes no mês de agosto na plataforma.

No entanto, o alcance não ficou apenas nas redes, a parceria emplacou cerca de 300 atendimentos para reconhecimento de paternidade. O número refere-se apenas à semana em que a DPE/BA ofereceu os exames de DNA gratuitos no estacionamento da Arena Fonte Nova, em Salvador.