COMUNICAÇÃO
RETROSPECTIVA 2020 – Lives da Defensoria se consolidam como meio de educação em diretos para a população
Transmissões pelas redes sociais apresentaram ações da Instituição e também provocaram debates sobre temas em destaque na sociedade
Seguindo a tendência surgida a partir do isolamento social, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoveu em 2020 uma série de lives em seus canais nas redes sociais, as quais se consolidaram como um importante canal de promoção de educação em direitos para a população.
O primeiro programa das lives da Defensoria foi o #LiveDPEBahia, transmitido ao vivo pelo Instagram (e posteriormente replicado no Facebook). Iniciado em 13 de abril de 2020, o programa teve como primeiro tema uma apresentação para a sociedade de como seria a atuação da Instituição naquele momento inicial da pandemia.
Desde então, foram realizadas 50 transmissões ao vivo da #LiveDPEBahia até 16 de dezembro, alcançando mais de 300 mil visualizações. Os programas permanecem nas nossas redes, como um valioso banco de dados para diversos temas na educação em direitos da sociedade baiana.
Entre os assuntos abordados nas entrevistas, estão questões como os direitos das pessoas em situação de rua, do consumidor, da população carcerária, do público LGBT, da população quilombola e outros debates como o combate ao trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes, política antimanicomial, os desrespeitos sofridos pelas religiões de matriz africana, dentre outros.
Os assuntos foram debatidos não apenas com integrantes da Defensoria, sejam defensores públicos ou servidores, mas também com convidados externos de órgãos governamentais e da sociedade civil.
Entre a extensa lista de participantes de fora da Defensoria nas #LiveDPEBahia, alguns deles foram: o superintendente de gestão prisional do Estado da Bahia, tenente coronel Júlio César dos Santos; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia, Davidson Magalhães; a chefe de gabinete Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia, Daniele Costa; o superintendente do Procon-BA, Filipe Vieira; a líder quilombola Rejane Rodrigues; a sacerdotisa do Centro de Umbanda Mística Oxum Apará, Mãe Taiane Macedo; dentre muitos outros.
Clique aqui e veja uma das edições da #LiveDPEBahia, sobre os 30 anos do código de defesa do consumidor.
Em Pauta
Com o êxito na audiência e nos debates na #LiveDPEBahia pelo Instagram, decidiu-se pela criação de outro programa, o ‘Em Pauta’, este veiculado simultaneamente pelos canais da Defensoria no Facebook, You Tube e Periscope/Twitter, graças ao uso da plataforma Stream Yard, e que estão ainda disponíveis nestas respectivas redes.
Diferentemente da #LiveDPEBahia, no qual o convidado da vez conversa com um jornalista da Assessoria de Comunicação (Ascom) da DPE/BA, o ‘Em Pauta’ traz ao mesmo tempo mais convidados (de dois a quatro), permitindo que ocorra um debate de ideias entre os presentes, com um jornalista da Ascom moderando as perguntas e as interações do público.
Iniciado em maio de 2020, o ‘Em Pauta’ teve durante o ano 19 edições, mesclando entre os participantes integrantes da Defensoria e convidados externos. Entre os temas debatidos, estiveram assuntos como justiça restaurativa, machismo estrutural, ações afirmativas, capacitismo, setembro amarelo, saúde mental, paternidade no século XXI, redes de atendimentos a mulheres, antirracismo, entre outros.
As edições do ‘Em Pauta’ contaram com convidados como: a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia Julieta Palmeira; a deputada estadual Fabíola Mansur, a jornalista do Intercept Brasil, Cecília Olliveira, além de três vereadores negros eleitos em Salvador (Edvaldo Brito, Laina Crisóstomo, Silvio Humberto), para citar alguns dos que passaram pelo programa.
Veja uma edições do ‘Em Pauta’, com o tema “Paternidade no século 21 e os novos paradigmas”:
Avaliação
Para a coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Defensoria, Vanda Amorim, os resultados obtidos nas lives transmitidas pelas redes sociais da DPE/BA mostram que a fala institucional é fundamental para potencializar o resultado das ações de educação em direito ou em debates sobre temas relevantes para os grupos vulnerabilizados.
“A Defensoria Pública executava a educação em direito presencialmente, por meio de eventos diversos e atividades em escolas, ou com as suas cartilhas. Ter a possibilidade de fazer isso virtualmente, via redes sociais, multiplicou o alcance deste trabalho”, analisa Vanda Amorim.
De acordo com a coordenadora da Ascom da DPE/BA, tanto a #LiveDPEBahia (no Instagram) como o ‘Em Pauta’ (Facebook, YouTube, Periscope/Twitter) vão continuar com suas programações em 2021, com o reinício das transmissões a partir do próximo dia 14 de janeiro.