COMUNICAÇÃO

RETROSPECTIVA 2021 – Defensoria torna-se primeira instituição do Sistema de Justiça baiano a atingir 50 mil seguidores no Instagram

30/12/2021 10:09 | Por Lucas Cunha - DRT/BA 2944

Uso das redes sociais foi intensificado durante o período da pandemia para comunicação com a população baiana das nossas ações e campanhas

A pandemia causada pelo coronavírus trouxe um novo desafio para as instituições públicas: como se manter próxima da população em um contexto de distanciamento social? Foi nesse contexto que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA avançou ainda mais na busca por maior ênfase na divulgação das suas ações e também das campanhas de educação em direitos por meio de suas redes sociais, atingindo em 2021 o expressivo número de 50 mil seguidores no Instagram.

Dessa forma, a DPE/BA tornou-se a primeira Instituição do Sistema de Justiça baiano a atingir tal marca, uma prova do alcance que as publicações têm atingido junto ao público interessado nos conteúdos da Defensoria baiana. Para o defensor público geral da DPE/BA, Rafson Ximenes, este resultado é fruto da percepção da comunicação da Defensoria que o conteúdo mais valioso é justamente abordar os problemas reais que atingem o povo baiano.

“Quando você transforma isso em texto, em imagem, você propicia inclusão, que as pessoas se enxerguem, entendam que no momento que elas buscam seus direitos, elas viram exemplos para outras pessoas que achavam que isso era impossível”, afirma Rafson Ximenes.

Ainda segundo o defensor público geral da DPE/BA, esse olhar diferenciado para abordar em nossas redes sociais os verdadeiros problemas da população baiana é também uma demonstração da importância da Defensoria para o público do Estado.

“Apesar de todos os problemas estruturais que enfrentamos, na quantidade insuficiente de servidores(as) e defensores(as), de termos um orçamento reduzido em relação a outras instituições do Sistema de Justiça do estado, a DPE/BA se tornou não só a defensoria pública brasileira com mais seguidores e interação, mas também a instituição do Sistema de Justiça da Bahia com mais seguidores e interação. Então, isso é um salto e um sinal do potencial que essa instituição tem e do quanto ela é necessária para o público baiano”, complementa Rafson Ximenes.

Conheça algumas das postagens de maior repercussão em nossas redes em 2021:

Dicionário antirracista

A transformação de conteúdos produzidos pela Defensoria, como cartilhas de educação em direitos, em cards/posts para as redes sociais foram as principais publicações que engajaram os seguidores da nossa conta no Instagram. O principal destaque foi, no mês da consciência negra, cards com termos do nosso dicionário antirracista, que alcançou mais de 28 mil pessoas no Instagram.

 

 

Casos de Família

Este ano, lançamos a série Casos de Família, na qual nossos defensores e defensoras respondem perguntas dos seguidores sobre dúvidas na área de direito da família, com temas como pensão alimentícia, guarda compartilhada, teste de DNA, divórcio, união estável, regime de bens, dentre outros assuntos que são tratados de forma direta e sem rodeios.

Com início em setembro de 2021, sete vídeos já foram publicados, os quais contam com participação das defensoras públicas Paula Nunes e Kamile Alves, que somados alcançaram mais de 90 mil visualizações no Instagram. A série Casos de Família terá continuidade em 2022.

Casos que mobilizaram a sociedade

Algumas de nossas atuações repercutiram não apenas nos veículos de comunicação, como também nas nossas redes sociais. Uma delas foi a de uma mulher de baixa renda, grávida de gêmeos, que buscava fazer a entrega voluntária, prevista em lei, de dois bebês, mas que, após ser acolhida no atendimento psicossocial da Defensoria, resolveu voltar atrás e manteve a guarda das duas crianças e dos outros dois filhos anteriores. A publicação deste caso gerou um alcance de mais de 19 mil seguidores apenas no Instagram.

 

Datas históricas como momento de reflexão

A celebração de datas históricas é sempre um motivo para que usemos nossas redes sociais para a discussão de temas ligados ao dia em questão. Dentre os assuntos abordados, um de grande repercussão em nossas redes sociais foi sobre o dia da Funcionária do Lar, 27 de abril.

Na data, publicamos dois posts discutindo porque os termos “quarto de empregada” e “empregada doméstica” são termos racistas. Juntos, estes dois conteúdos tiveram um alcance de mais de 38 mil usuários do Instagram.