COMUNICAÇÃO
Reunião sobre o planejamento estratégico da Defensoria aponta desafios para a DPE
Amanhã comunidade interna se reúne no Hotel Fiesta em mais uma etapa de elaboração do planejamento estratégico
Apontar desafios a serem enfrentados pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA nos próximos anos a partir de possíveis mudanças. Esse foi o objetivo de reunião ocorrida nesta terça-feira, 1º, na sala do Conselho Superior da DPE, com atores externos à instituição que atuam em áreas com as quais a Defensoria dialoga permanentemente. Para apontar possíveis cenários futuros, foram convidados o juiz federal Saulo José Casali Bahia, o defensor público adido do Supremo Tribunal Federal, Daniel Soeiro, e a ex-ouvidora geral da Defensoria baiana (2013/2015), Tânia Palma.
Entre as dificuldades indicadas pelo juiz federal Saulo Casali, que integrou o Conselho Nacional de Justiça, a redução do orçamento poderá ser um entrave na expansão das defensorias como um todo. De acordo com o magistrado, a Defensoria Pública é um órgão em crescimento contínuo, mas sensível às questões orçamentárias/econômicas.
Já para Tânia Palma, fazer chegar a Defensoria Pública em todas as comarcas onde não há defensor público terá de ser encarado como uma das prioridades institucionais. "Essa sempre foi a principal demanda da Ouvidoria", pontuou a representante da sociedade civil.
"Fazer mais com menos" foi um dos desafios apresentados pelo defensor público Daniel Soeiro. Ao trazer o cenário de redução de orçamento estabelecido pelo Executivo às instituições em Brasília, Soeiro lembra que é o momento de repensar a atuação da Defensoria, seja a partir da ampliação dos atendimentos, da presença em mais comarcas, ou da aproximação da instituição com a sociedade. "Precisamos nos conectar com a sociedade para demonstrar o valor do trabalho que exercemos", destacou.
Amanhã, a partir 8h30, no Hotel Fiesta, será a vez de escutar a comunidade interna da Defensoria baiana. Defensores públicos, servidores e colaboradores vão se reunir para apontar aquilo que consideram como possíveis desafios, mudanças que porventura ocorram nos próximos anos e que possam afetar a DPE. Essa é a primeira etapa de análise de perspectivas para a elaboração do Planejamento Estratégico da instituição pensado para os próximos dez anos.
De acordo com o representante da Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, Joe Weider da Silva, a próxima etapa será a aplicação de uma pesquisa Delphi com especialistas de todo o país para a construção de cenários prospectivos.