COMUNICAÇÃO
Reuniões bimestrais no interior agilizam atendimento às Regionais
Ouvir o defensor público, suas dificuldades administrativas e compartilhar experiências profissionais. Esse foi o objetivo da 2ª reunião bimestral da Defensoria Pública da Bahia, que aconteceu desta vez em Santo Antônio de Jesus nos dias 24 e 25 de maio. Tais encontros aconteciam sempre em Salvador, contudo, buscando descentralizar e estar cada vez mais próximo das Defensorias no interior, as reuniões passaram a acontecer em cada regional. A primeira foi realizada em Feira de Santana.
No primeiro dia, coordenadores e subcoordenadores das Regionais reuniram-se na sede da Defensoria Pública em Santo Antônio de Jesus – VI Regional, onde debateram assuntos ligados às atividades defensoriais. Entre outros assuntos da pauta esteve a criação de núcleos especializados na Infância e Juventude nas sedes regionais, com designação de um defensor para atuar especificamente com essa temática, objetivando ampliar a qualidade nas ações inerentes às áreas, bem como proporcionar à Defensoria uma maior visibilidade das comunidades do interior, em razão da importância do tema.
No segundo dia de reunião, a defensora pública geral da Bahia, Célia Padilha participou do encontro, juntamente com os coordenadores e subcoordenadores das regionais. “É de suma importância essas reuniões nas sedes das Regionais, seja para trocar experiências, seja para discutir acerca dos pleitos necessários a cada unidade da Defensoria, pois é dessa forma que estreitamos os laços e fortalecemos nossas ações, tendo em vista a unidade dos nossos serviços”, declarou.
Os coordenadores e subcoordenadores receberam a notícia da defensora pública geral Célia Padilha de que todas as regionais receberão computadores e notebooks novos, e que medidas necessárias estão sendo tomadas para a viabilização de serviço de internet eficiente, além disso, foi informado ainda que o processo de aquisição de veículos foi concluído, faltando apenas o parecer para a contração de motoristas.
“Estas reuniões valorizam os defensores públicos. Quero parabenizar a Célia Padilha por seu trabalho e esforço junto a DPE”, declarou o defensor da 6ª Regional de Valença, Carlos Vasconcelos Maia Filho. De acordo com o defensor Ricardo Carillo Sá, coordenador Executivo das Defensorias Púbicas Regionais, o grande benefício dessas reuniões é o contato direto: “Neste momento, temos aqui uma escuta direta, onde defensores públicos não precisam mais ir a Salvador, sair da sua rotina de trabalho para fazer suas críticas e reivindicações. Nestas reuniões podemos atender as demandas das nossas Regionais de forma célere, através de uma comunicação mais direta”. A próxima reunião será no município de Senhor do Bonfim.