COMUNICAÇÃO

SALVADOR – Dia dos Avós tem comemoração especial na Defensoria

26/07/2017 20:43 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499
SONY DSC

O dia foi marcado pela edição especial do projeto Sala de Espera, na CAJ I, e teve, também, palestra sobre o direito dos idosos em um dos shoppings de Salvador

 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA entrou no ritmo das comemorações pelo Dia dos Avós, celebrado nesta quarta, 26! Durante a manhã, na Casa de Acesso à Justiça I – CAJ I, temas como saúde, qualidade de vida, cuidado com os dentes e alimentação dos idosos estiveram em destaque durante mais uma edição do projeto “Sala de Espera”. Já à tarde, foi a vez de falar sobre o direito dos idosos e o papel da Defensoria Pública, na 14ª Semana dos Avós, realizada no Shopping Center Lapa.

 

Quem disse que lugar de vovô e vovó é em casa? Nem mesmo a forte chuva que caiu em Salvador, na manhã de hoje, impediu que os idosos fossem procurar atendimento, sobre os mais diversos casos, na Defensoria Pública. Enquanto aguardavam atendimento, eles aproveitaram para saber um pouquinho mais sobre saúde, qualidade de vida, alimentação e cuidado com os dentes. “Hoje é um dia muito importante! Quem tem ou teve avó e avô sabe a importância que eles têm para a nossa vida. A Defensoria Pública tem uma atenção especial com vocês, idosos, e avança para que, cada vez mais, vocês se sintam mais acolhidos em nossa Instituição. Hoje é o dia de vocês e vamos falar sobre saúde. O futuro é a prevenção”, adiantou o subcoordenador da Especializada em Cível e Fazenda Pública, Gil Braga, na abertura de mais uma edição do projeto “Sala de Espera”.

 

Durante a palestra sobre nutrição, os assistidos puderam saber mais sobre o processamento dos alimentos e o quanto uma alimentação saudável pode fazer a diferença. “Ter uma alimentação saudável é prevenir o aparecimento de várias doenças. O que fazemos? O que comemos? Tudo tem um peso em nossa vida”, orientou a nutricionista Ana Rita Gonçalves, do 19º Centro de Saúde, localizado no Pelourinho. Durante a palestra, as estudantes de Nutrição da Universidade Federal da Bahia – Ufba, Camile Teixeira e Rafaela Barbosa, destacaram os benefícios dos alimentos in natura, como feijão, arroz e milho, e os perigos dos alimentos ultraprocessados, como os enlatados, chocolates, macarrões instantâneos, biscoitos recheados e refrigerantes. “Devemos consumir mais os alimentos naturais, que são retirados da natureza, e evitar, o máximo possível, os ultraprocessados, pois eles são formulações industriais que, além do açúcar, sal e óleo, possuem ingredientes perigosos como gorduras modificadas, amidos, proteínas da soja e aditivos”, orientaram as estudantes.

 

Por falar em saúde, os dentes também merecem todo o cuidado e atenção. E este foi o assunto abordado pela dentista Ângela Torres, que também atua no 19º Centro de Saúde. “Quem já sentiu dor de dente sabe o quanto dói. Por isso, a melhor forma de prevenção é utilizar o fio dental e fazer a escovação correta por, no mínimo, três vezes ao dia”, orientou a dentista, enquanto mostrava aos assistidos a maneira correta de escovar os dentes. Ao final da palestra, a dentista realizou a aplicação de flúor gratuitamente. “O flúor faz a camada de proteção no esmalte do dente”, explicou a dentista.

 

Quem também marcou presença na CAJ I foi o Grupo da Melhor Idade do Posto de Saúde do bairro de Santo Antônio Além do Carmo. “Formamos um grupo e a nossa principal preocupação é a prevenção e o cuidado com a saúde para que não apareçam doenças. Fazemos atividades recreativas e educativas, como exercícios físicos, passeios a teatros, museus e cinemas, e muito mais”, revelou a assistente social Margarida Klipel.

 

Para encerrar a manhã, os voinhos, voinhas e demais assistidos presentes aproveitaram para aferir a pressão e verificar se a saúde estava mesmo em dia. A técnica de enfermagem Dilene Matos, do 5º Centro de Saúde Ramiro de Azevedo, que fica a poucos metros da CAJ I, realizou a aferição e deu orientações para aqueles que estavam com a pressão alta ou baixa. “Para os idosos hipertensos, orientamos que eles nunca esqueçam dos medicamentos que já fazem uso. Já os que não são hipertensos e apresentaram alguma alteração, sugerimos que procurassem um médico clínico para fazer uma avaliação”, contou a técnica em enfermagem.

 

O vovô Antônio Carlos de Jesus, 62 anos, garantiu logo um lugar na fila para saber como estava a pressão arterial e aprovou a iniciativa do projeto Sala de Espera: “é a primeira vez que venho aqui e fiquei surpreso. É uma oportunidade de adquirir conhecimento, principalmente, quando o assunto é saúde. Vim na hora certa”.

 

No shopping

 

Continuando as comemorações pelo Dia dos Avós, à tarde, foi a vez da Defensoria Pública ir até os idosos, em pleno shopping. Foi a 14ª edição da Semana dos Avós, promovida pelo Serviço Social do Comércio – Sesc e pelo Shopping Center Lapa.

 

Com uma programação repleta de atrações, como música e dança, o direito dos idosos não podia ficar de fora. “A Defensoria Pública trabalha para orientá-los e ampará-los nas mais diversas situações de violência, por exemplo, como a patrimonial, a física, a psicológica e a medicamentosa, ou em ações coletivas, como foi o caso do cartão do idoso nos ônibus de Salvador. Nosso objetivo é garantir o direito de vocês”, explicou a defensora pública e subcoordenadora da Especializada em Proteção à Pessoa Idosa, Laíse Carvalho, sob os olhares atentos dos idosos. Durante o evento, foram distribuídas a cartilha institucional da Defensoria, cartilha especial sobre o direito dos idosos e o folheto do serviço de agendamento através do telefone 129.

 

Uma das primeiras a procurar o stand da Defensoria Pública para tirar dúvida foi a aposentada Terezinha Carvalho da Silva, 71 anos, avó de dois netos. Aproveitando as facilidades do seu smartphone, ela mostrou a certidão de casamento à defensora pública pelo aparelho mesmo. “Tirei uma foto, salvei e vim mostrar a ela, pois separei do meu marido e, agora, ele quer a casa em que eu moro. Isso já estava tirando o meu sono”, resumiu a aposentada.