COMUNICAÇÃO
SANTO AMARO- Defensoria concede palestra para jovens sobre Estado Laico e combate à intolerância religiosa
A palestra aconteceu nesta quinta, 29, no Teatro Dona Canô
Para disseminar o conhecimento, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realizou uma palestra sobre a promoção do Estado Laico e o combate à intolerância religiosa, na cidade de Santo Amaro, por meio do projeto Diálogos Com as Juventudes, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. A palestra aconteceu no Teatro Dona Canô, na quinta-feira, 29, beneficiando os estudantes do ensino médio do Centro Educacional de Teodoro Sampaio.
Durante a palestra, ministrada pela defensora pública e membro do grupo de pesquisa de igualdade racial da DPE/BA, Clarissa Verena Lima, foram abordados os tópicos: Pressuposto do diálogo inter-religioso; Intolerância religiosa nas religiões de matriz Africana; Da intolerância a Convivência: Caminhos para a Paz; Religião e escolas: Lugares plurais. O convite para a palestra partiu da Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA.
De acordo com a defensora Clarissa, o projeto é um movimento necessário, devido a importância da participação dos jovens na construção da educação nacional: “Tratar de temas tão caros à população como são o racismo e a intolerância religiosa provoca, nas novas gerações, reflexões essenciais para um verdadeiro levante rumo ao início de uma ressignificação dessa realidade racializada que vivemos”.
A defensora destacou também a importância do projeto Defensoria Pública nas Escolas. “Os colégios são espaços de formação de opiniões, sendo necessário levarmos uma abordagem pedagógica adequada às novas expressões e identidade dos jovens para conseguirmos transmitir da melhor forma nossa mensagem e tentar envolvê-los ao máximo no debate”, pontuou.