COMUNICAÇÃO
Santo Amaro – Defensoria participa de reunião de rede de enfrentamento à violência doméstica
Santo Amaro tem um papel fundamental na educação para o rompimento dos ciclos de violência doméstica
Na manhã de ontem, 20, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou de uma reunião com a rede de enfrentamento à violência doméstica em Santo Amaro. O evento contou com a participação do Núcleo de Apoio à Mulher – NAM, Secretaria de Política para Mulheres – SPM, Poder Judiciário, e outros órgãos do Poder Público e teve o objetivo de discutir o fluxo de atendimentos, as demandas do NAM, a responsabilidade do sistema de justiça, bem como fortalecer os vínculos da referida rede.
Apesar de em Santo Amaro a Defensoria Pública não possuir defensor público especializado na defesa da vítima de violência doméstica, como ocorre em outras comarcas, a DPE tem um papel fundamental na educação para o rompimento dos ciclos de violência doméstica. Atualmente, tanto as vítimas quanto os acusados nos processos de violência doméstica são encaminhados para participação no ciclo de palestras que tratam de gênero, machismo e empoderamento feminino.
"A educação do agressor é tão importante como o cuidado e o acolhimento da vítima de violência doméstica, pois o ciclo de violência nos relacionamentos amorosos deve ser rompido nas duas óticas. Os delitos relacionados à violência doméstica são complexos, pois vão além do fenômeno da criminologia, possuindo circunstâncias culturais predominantes e uma reiteração cíclica", afirmou a defensora pública da comarca Martha Lisiane Cavalcante.
Leia também: "Fortalecimento do Viver não é gasto, mas sim, investimento", garante DPE em audiência