COMUNICAÇÃO
SANTO AMARO – Defensoria Pública promove 1ª Oficina de Parentalidade
Paternidade responsável, alienação parental e abandono infantil foram temas da 1ª Oficina de Parentalidade
Para estimular os vínculos afetivos no seio familiar a unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Santo Amaro da Purificação realizou nesta quinta-feira, 23, a 1ª Oficina de Parentalidade. O objetivo do evento foi debater juntos às famílias assistidas pela Instituição questões relacionadas a dinâmica familiar, tais como: paternidade responsável, alienação parental e abandono infantil, com enfâse no abandono material e afetivo.
A defensora pública Martha Lisiane Cavalcante destacou a importância da ampliação da equipe e a contribuição da assistente social para a realização da oficina. De acordo com a defensora pública, é importante que os pais reconheçam a sua importância na educação dos filhos, além de se sentirem mais preparados para tratar dos alimentos, assistência moral, abandono afetivo, guarda, visitas e alienação parental. Foram realizadas três conciliações, e todos os casos em questão foram resolvidos mediante acordo extrajudicial.
“A mediação realizada na Defensoria Pública com a metodologia de oficina empodera as partes e evita a judicialização. Vamos fazer um monitoramento para analisar a efetividade no cumprimento dos acordos realizados. Essa foi uma experiência piloto e planejamos a II oficina com uma quantidade maior de pais”, finalizou Martha Lisiane.