COMUNICAÇÃO
Santo Amaro – DPE instaura PADAC para apurar fechamento de via em Saubara
A defensora pública Martha Lisiane, autora do PADAC, tomou conhecimento do caso em novembro do ano passado após o presidente de associação local, Aurino Sena Carvalho, e moradores comparecem à Defensoria em Santo Amaro relatando o impedimento da via que dá acesso ao mar – Rua Direta do Porto da Canoa. "É uma região de pescadores e marisqueiros que utilizam esse acesso tanto para suas residências quanto para fonte de subsistência", declarou a defensora pública.
Antes de instaurar o PADAC, em março deste ano a DPE enviou ofício à Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Obras de Saubara solicitando informações das obras e também enviou carta convite ao responsável pela loja de materiais de construção na tentativa de solucionar o conflito extrajudicialmente. A Prefeitura de Saubara respondeu ao ofício informando que vai averiguar o caso.
Agora, o próximo passo é solicitar ao Executivo Municipal uma reunião para tratar da regularidade da obra e da interrupção do acesso da comunidade de Saubara ao Porto da Canoa. Caso seja necessário, a instituição também fará audiência pública e, se as medidas não forem suficientes, ajuizará ação judicial em favor do grupo vulnerável.