COMUNICAÇÃO

SANTO ANTÔNIO DE JESUS – Cerimônia marca entrega da sede reformada da Defensoria

21/09/2018 16:51 | Por Daniel Gramacho DRT/BA 3686 (Texto e Foto) /Fotos: Humberto Filho

A reforma estrutural traz benefícios aos usuários dos serviços defensoriais e contempla a acessibilidade das pessoas com deficiência

Primeira unidade própria da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no interior, a sede da 6ª Regional da DPE/BA, em Santo Antônio de Jesus, recebeu nesta sexta-feira, 21, as instalações reformadas e com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

A entrega das instalações foi feita formalmente pelo defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, ao subcoordenador da 6ª Regional, Lucas Silva Melo, e à população local. A reforma faz parte do projeto de gestão da Defensoria Pública para melhoria e ampliação da estrutura física das sedes na capital e no interior.

O subcoordenador Lucas Melo disse que esse é um momento de muita felicidade. “É muito importante para toda a Defensoria, para a cidade de Santo Antônio de Jesus e para toda a região do recôncavo baiano estarmos entregando esta sede à sociedade hoje, completamente reestruturada, revitalizada, e isso vai refletir na melhoria do serviço prestado à população”, considerou,  destacando ainda a importância da equipe de defensores, servidores e estagiários para o bom andamento do trabalho desenvolvido na sede.

O defensor-geral, Clériston de Macêdo, ressaltou o crescimento da Defensoria Pública ao longo dos três anos e meio de gestão, saindo de 21 comarcas para estar presente em 34 localidades, além da ampliação do quadro de defensores, que hoje ultrapassa a marca de 320 defensores públicos.

“É um desafio muito grande realizar um concurso em tempos de recessão e instabilidade política no Brasil. É um desafio diário nomear defensores públicos. É um desafio realizar o Orçamento Participativo em todos as comarcas onde a Defensoria está presente, ouvindo as demandas da população. É importante também que o
orçamento da Defensoria cresça, mas mais importante ainda, é saber executar os recursos em sintonia com as demandas da população”, disse o defensor-geral na cerimônia.

Na avaliação do presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – ADEP/BA, João Carlos Gavazza, a entrega da reforma da sede para prestar um melhor serviço à população é importante por trazer condições mais dignas ao defensores e servidores. “O Estado da Bahia precisa olhar para esse perfil da população, estas
pessoas que também fazem parte da sociedade e que clamam também por justiça”, pontuou.

Já o juiz diretor do Fórum da Comarca, Carlos Roberto Silva Júnior, sinalizou a alegria participar do momento e ver que a missão da Defensoria Pública em Santo Antônio de Jesus tem sido desempenhada com louvor. “Os defensores que atuam aqui na comarca, com a mais absoluta competência, têm cumprido seu mister levando assistência jurídica aos menos favorecidos”, assegurou.

Um dos primeiros defensores públicos a atuar em Santo Antônio de Jesus, que inclusive escolheu a casa onde hoje é a atual sede, Armando Fauaze,  disse estar maravilhado com a reforma. “Eu lembro quando fomos em busca de uma casa para instalar a Instituição, e nós escolhemos essa. Hoje temos essa sede própria
estruturada, bem localizada, e muito bem representada por esses colegas que aqui estão”, concluiu Armando Fauaze. A sede foi inaugurada em 2010 e em 2011 passou à posição de primeira sede própria da Defensoria no interior.

Estiveram presentes à cerimônia o coordenador das Defensorias Regionais em substituição, Pedro Casali Bahia; a subcoordenadora da Curadoria Especial da DPE/BA, Mônica Aragão; os defensores públicos Lucas Marques, Rodolfo Barbiere, Murillo Bahia e Claudino Silva; a defensora pública Carina Góes; representantes do Ministério Público do Trabalho, da Procuradoria Geral do Município de Santo Antônio de Jesus, da Polícia Militar da Bahia, da Polícia Civil da Bahia, do Corpo Bombeiros Militar, da Câmara de Vereadores, da Prefeitura e de entidades da sociedade civil.