COMUNICAÇÃO

SANTO ANTÔNIO DE JESUS – Defensoria cria grupo de encontro para servidores

16/07/2018 17:47 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Luciana Costa - DRT 4091/BA

O Grupo de Encontro tem o intuito de colaborar com a preservação da saúde mental dos funcionários que atuam na 6ª Regional

A qualidade da saúde do trabalhador é um tema cada vez mais discutido. Pensando na rotina diária de atendimentos e do envolvimento dos funcionários da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, assim como pela complexidade dos casos atendidos, a 6ª Regional – Santo Antônio de Jesus idealizou um  grupo onde os servidores podem falar das suas angústias, assim como da sensação de impotência frente a vulnerabilidade dos assistidos.

“O grupo é importante para a preservação da saúde emocional dos servidores, sendo um espaço para troca de experiências, anseios, afinidades, ajudando assim a construir estratégias que aliviam a tensão psíquica”, ressaltou o subcoordenador da 6ª Regional – Santo Antônio de Jesus, Murillo Bahia Menezes.

A atividade é baseada no trabalho teórico do psicólogo Carl Rogers, que defende a importância da fala nos Grupos de Encontro, esse momento de conversa pode evitar problemas mentais e emocionais, gerando um sentimento de empatia e afinidade entre as pessoas, uma vez que cada um se expressa.

De acordo com Amanda Araújo, que trabalha na triagem dos atendimentos, a criação desse grupo é uma iniciativa positiva para o trabalho desenvolvido na Defensoria. “Lidamos diariamente com a fragilidade das pessoas, da sociedade e as nossas, e por consequência, nos envolvemos emocionalmente. O primeiro encontro já demonstrou a importância de realizar tal atividade, onde o compartilhamento ajudou a expor sentimentos e a entender melhor um ao outro”, explica a servidora.

A psicóloga da 6ª Regional da DPE/BA, Lucivone Rodrigues Carneiro, que é idealizadora, coordenadora e facilitadora do grupo contou que a participação está sendo expressiva. “Cerca de 15 pessoas fazem parte do grupo e se sentem muito à vontade no ambiente acolhedor da Defensoria. É muito gratificante ver a participação de todos”.

Com a regularidade mensal, o encontro aconteceu na sexta-feira, 13, sendo ministrado pela psicóloga da unidade, Lucivone Rodrigues Carneiro. O próximo encontro será realizado no dia 10 de agosto.