COMUNICAÇÃO
SANTO ANTÔNIO DE JESUS – DPE/BA participa de audiência pública para debater acerca da coleta seletiva
Melhores condições para os recicladores e proteção do meio ambiente foram destaques do evento
Proteção do meio ambiente com geração de renda e melhoria nas condições de trabalho dos recicladores de resíduos, em Santo Antônio de Jesus. Esses foram os assuntos tratados em uma audiência pública, acerca do Projeto Interinstitucional Reciclagem Cidadã. O evento promovido pela prefeitura do município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambientes – SEDEMA contou com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, além de representantes dos catadores de materiais recicláveis, de órgãos públicos municipais, estaduais, entidades empresariais e ambientalistas.
“Trata-se de um importante projeto para a população vulnerável do município de Santo Antônio de Jesus já que, além do foco na proteção ao Meio Ambiente, há também uma função social fundamental, na medida em que propicia melhoria das condições das pessoas que trabalham com reciclagem de resíduos”, pontuou o defensor público Lucas Melo.
Nesta mesma linha sustentável, o defensor público Lucas Ressurreição citou o projeto “Mãos que Reciclam”, realizado pela DPE/BA, como exemplo bem-sucedido. “Devemos ressaltar que a Defensoria Pública, através da regional de Vitória da Conquista, tem uma atuação exitosa naquele município, através do Projeto ‘Mãos que Reciclam’. Então, nos inspirando na expertise e atuação de colegas daquela regional é que pretendemos contribuir com o que está sendo pensado para recicladores de Santo Antônio de Jesus”.
Na ocasião, ficou deliberado a formação de uma Comissão, da qual a 6ª Regional participará, em que será detalhado o planejamento com posterior execução do projeto. A audiência pública ocorreu na última quinta, 5, no salão do júri do Fórum Wilde Oliveira Lima.