COMUNICAÇÃO
Santo Antônio de Jesus– Equipe psicossocial da DPE realiza encontro itinerante com o CRAS Comunidade
Nem sempre a questão jurídica é a demanda principal trazida pelos cidadãos assistidos pela Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA. Por isso, a equipe psicossocial da 6ª Regional sediada em Santo Antônio de Jesus, realizou nessa quarta-feira, 14, mais um encontro do Projeto Itinerância Psicossocial e Jurídica, que visa fortalecer o trabalho entre a Defensoria e a rede de serviços do município de Santo Antônio de Jesus para garantir o atendimento e acompanhamento integral da população. O encontro foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Comunidade.
A equipe psicossocial da Defensoria, representada pelo psicólogo Bruno Kalil e a assistente social Daiane Barreto, debateu com a equipe do CRAS a articulação das atividades com o intuito de ampliar as ações de atenção integral à população do município de Santo Antônio de Jesus. Também foram discutidos projetos futuros que serão desenvolvidos pela DPE articulados aos demais serviços, como a Ação Cidadã Ame e Adote (que estimula a regularização das adoções informações) e ações de enfrentamento e prevenção da violência doméstica intrafamiliar e da alienação parental.
No encontro, a defensora pública Martha Cavalcante ressaltou o trabalho desenvolvido pela instituição e o fluxo de atendimento da Regional, dentro das competências de cada Vara. "O Projeto de Itinerância Psicossocial e Jurídica é fundamental ao estreitamento das relações da Defensoria Pública com as entidades governamentais e com a sociedade civil, tendo como reflexos a divulgação mais ampla da instituição, o aprimoramento do fluxo de atendimento e o fortalecimento da rede de proteção", declarou Nunes. A defensora pública acrescentou que, até o momento, foi dialogado com o Conselho Tutelar, CRAS Comunidade e CRAS Centro do Município de Santo Antônio de Jesus e houve uma boa receptividade, esclarecendo várias dúvidas sobre os objetivos, projetos e atuação da DPE.
A coordenadora do CRAS, Rosane Neves, considerou muito importante a iniciativa da Defensoria Pública na realização do projeto. "Foi muito importante este encontro. Conhecer o trabalho da Defensoria e ter esta articulação com os profissionais é fundamental para melhor atender aos assistidos e realizar os encaminhamentos adequados", ressaltou a coordenadora.
As atividades estão sendo planejadas e desenvolvidas pela equipe de assessoria técnica psicossocial da Defensoria Pública com a colaboração da equipe de defensores e analistas técnicos da 6ª Regional da DPE. O projeto tem a parceria do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Secretaria Municipal de Saúde, além dos membros do Sistema de Conselhos de Direitos.