COMUNICAÇÃO

Santo Antônio de Jesus – Equipe psicossocial realiza III Curso de Mediação e Conciliação

30/10/2017 17:17 | Por ASCOM

O curso foi direcionado para estagiários do curso de direito, serviço social e psicologia

 

 

A equipe psicossocial da 6ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Santo Antônio de Jesus realizou nos dias 20 e 27 de outubro, o III Curso de Mediação e Conciliação para os estagiários que atendem no Núcleo das Famílias – NDF.

A atividade é parte do trabalho de formação continuada que visa a capacitação e qualificação dos estagiários jurídicos, de serviço social e extensionistas de psicologia que atuam no atendimento das demandas de família, sob a supervisão, coordenação e orientação do defensor público Lucas Melo e da Equipe Multidisciplinar, composta pela assistente social Arlete Lobo e o psicólogo Bruno Kalil.

Os encontros tiveram como objetivos discutir sobre a mediação de conflitos no âmbito da Defensoria Pública; identificar e caracterizar os meios alternativos na solução de conflitos; apresentar e discutir o projeto do Núcleo de Mediação e Conciliação da 6ª Regional; conhecer as etapas e compreender os fundamentos éticos e metodológicos que norteiam a prática do mediador no manejo de conflitos, bem, como do papel da equipe psicossocial na Defensoria Pública.

Segundo o subcoordenador da 6ª Regional, Murillo Bahia, a qualificação dos estagiários e extensionistas se insere dentro do contexto de valorização da equipe, fruto da consciência de sua essencialidade para a Instituição. “Investir em uma atuação interdisciplinar qualifica o tratamento das demandas das famílias, na medida em que considera suas angústias e seus dramas, em um momento da vida do cidadão em que há um enfraquecimento ou rompimento de vínculos afetivos e o comprometimento da capacidade de diálogo”, afirmou Murillo Bahia.

De acordo com o psicólogo Bruno Kalil, a implantação do Núcleo de Mediação na Defensoria Pública e a formação da equipe que realiza os atendimentos, “trata-se, muito mais de uma iniciativa visando à redução de litígios, do que uma mudança de concepção sobre o manejo de conflitos, que propulsionará transformações na cultura do litígio ainda predominante em nossa sociedade, pois os meios alternativos de resolução de conflitos proporcionam aos indivíduos maior satisfação e autonomia no enfrentamento dos problemas”.

Para a assistente social Arlete Lobo, a formação foi relevante uma vez que possibilitou aos estagiários o reconhecimento da importância do trabalho interdisciplinar no âmbito da defensoria, inclusive no processo de mediação de conflitos intrafamiliares.

O curso também contou com a participação do defensor público Lucas Melo e do psicólogo e docente da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia – UFRB, Edmar Dairell, que é coordenador do projeto de extensão Participação da Psicologia nos processos de conciliação e mediação da 6ª Regional da Defensoria Pública – Santo Antônio de Jesus- Bahia.