COMUNICAÇÃO
São Domingos: Unidade Móvel da Defensoria inicia 2018 com visita à cidade
Os serviços oferecidos pela Defensoria Pública fizeram a diferença na vida de 71 moradores de São Domingos e cidades vizinhas
O ano de 2018 agora começou de verdade para a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA! Nesta sexta-feira, 19, foi realizada a primeira visita do ano e o destino escolhido foi a cidade de São Domingos, no Território de Identidade Sisal. Os serviços de orientação jurídica, acordos extrajudiciais e exames gratuitos de DNA, para reconhecimento de paternidade, fizeram a diferença na vida de 71 moradores de São Domingos e de cidades vizinhas.
“Esta itinerância tem um realce especial, pois foi um pontapé para uma jornada que tenho certeza que será muito exitosa. Em 2017, conseguimos visitar 12 Territórios de Identidade e mais de 20 cidades. O ano de 2018 começa em São Domingos, que faz parte de uma região hipossuficiente e carente de uma unidade fixa da Defensoria. Esta é uma oportunidade de atendermos a essas pessoas e esclarecer o papel da Defensoria”, observou o coordenador da Unidade Móvel, defensor público Márcio Marcílio.
“Começamos 2018 com muitos atendimentos e diversos acordos. É uma população realmente carente do acesso à justiça e, para nós, defensores, é muito gratificante realizar ações assim, de levar o atendimento da Defensoria para quem precisa”, ressaltou o defensor público Manuel Portela Junior, que atua na 1° Defensoria Pública Regional – Feira de Santana e completou sua quinta itinerância com a Unidade Móvel.
Durante a ação, o secretário municipal de Assistência Social de São Domingos, Francisco Rios, visitou a Unidade Móvel e falou sobre a ansiedade dos moradores pela visita. “Fizemos a solicitação, pois precisávamos bastante deste atendimento da Defensoria em nossa cidade. Os moradores estavam na expectativa por essa visita, principalmente para resolverem os casos de divórcio e realizarem os exames de DNA”, contou o secretário, que apoiou a divulgação da ação entre os moradores.
“Chegou a hora”
Sem esconder a ansiedade para resolver logo seu divórcio, a lavradora Maria Irandira Lima, 55 anos, chegou à Praça Izaque Pinheiro, no centro da cidade, às 5h da manhã. Assim que soube que era necessária a presença do ex-marido ela não pensou duas vezes em pagar um carro para ir buscá-lo em um povoado próximo. “Já temos 20 anos de separados, mas nunca resolvemos. Estávamos deixando quieto, mas, agora, chegou a hora”, contou.
“Se não deu certo, não adiantar insistir e tem que divorciar”. Foi este pensamento que também levou a lavradora Ana Paula Cruz, 33 anos, a aproveitar a visita da Unidade Móvel para resolver o fim do casamento de seis meses.
E, como aconteceu em todas as visitas do ano passado, o exame gratuito de DNA, para reconhecimento de paternidade, também foi um dos destaques. Moradora de Valente, cidade vizinha a São Domingos, a dona de casa Andresa Lima, 18 anos, ficou sabendo da visita da Unidade Móvel pelo suposto pai do seu filho. Logo cedo, lá estavam os três para realizar o exame e “tirar a dúvida que é só dele”. “Quando a gente tem a certeza, vai sem medo. E eu estou aqui, sem medo e com certeza absoluta que este exame dará positivo”, garantiu a dona de casa.
Quem também foi tirar a dúvida foi o lavrador Givanildo Gomes, 30 anos, suposto pai da menina K.C.L., 11 anos, que aproveitou a oportunidade do exame ser gratuito. “Não é todo mundo que tem condições de pagar um exame deste, principalmente diante da crise que estamos vivendo. Esta é uma oportunidade imperdível. Se der positivo, vou fazer tudo que um pai faz: cuidar, educar, dar estudo e não deixar faltar nada para ela”, enumerou o lavrador.
Próxima parada
A segunda itinerância do ano já tem destino certo: será na cidade de Itacaré, na próxima terça-feira, dia 23. Das 8 às 12h e das 13h30 às 16h, os moradores poderão aproveitar a visitar da Unidade Móvel, que estará estacionada na Praça da Bandeira, no centro, em frente à Escola Maria Benjamina.