COMUNICAÇÃO
Saudades do Carnaval? DPE/BA conta histórias de ambulantes(as), catadores(as) e cordeiros(as) no retorno da maior festa de rua do mundo
Em um episódio divertido e também cheio de reflexão sobre a desigualdade social no Carnaval, o Podcast Levante 129 mostra a atuação da Defensoria no período festivo. Também traz uma despedida.
Já imaginou o Carnaval sem aquele(a) ambulante que você cola do lado do isopor, que te garante a gelada, que te arranca risadas e ainda faz amizade com você enquanto espera o trio passar? Já pensou chegar no circuito todo dia e encontrar o chão cheio de latinhas e garrafas do consumo feito nos dias anteriores? E se em vez de pessoas segurando as cordas no blocos, a segurança fosse uma mera barreira? Como seria a sua diversão?
Já está batendo saudade da folia, mas o fato é que 2023 representou a volta da maior festa de rua do mundo – com todas as suas dores e delícias! E o podcast da Defensoria da Bahia, o Levante 129, aproveitou a oportunidade para ouvir quem dá show no período momesco: ambulantes, catadores(as) e cordeiros(os), que aguardavam ansiosos há dois anos. A Defensoria da Bahia fez uma campanha para valorizar estes trabalhadores(as) e foi às ruas nos sete dias de plantão de Carnaval para verificar se os direitos deles – e dos demais – estavam sendo respeitados.
O episódio especial de Carnaval é como a festa: transborda de musicalidade, alegria, mas também dá um choque de realidade sobre a desigualdade social de um povo tanto sofrido quanto feliz. Nele, você também vai entender como a Defensoria atua no período para coibir situações de racismo, homofobia, violência contra a mulher e contra crianças/ adolescentes, prisões ilegais, entre outras.
Além das entrevistas no circuito, quem dá o verbo são as defensoras Firmiane Venâncio e Ariana Souza; a presidente da Associação de Catadoras e Catadores em Situação de Rua, Annemone Santos; o presidente do Sindicato de Cordeiros do Estado da Bahia – Sindicorda, Matias Santos; e o servidor e motorista da Defensoria Marcelo Souza.
E para fechar com emoção um ciclo de 4 anos à frente da Defensoria, o defensor-geral Rafson Ximenes deu uma palavrinha de despedida. Não perca! Vem pro Levante!