COMUNICAÇÃO
Saúde: Defensoria interfere e paciente consegue cirurgia em Alagoinhas
Em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, a lavradora Joscilene Batista, que mora no município de Alagoinhas, encontra-se em coma e necessita de uma neurocirurgia. Internada no Hospital Regional Dantas Bião, a paciente se deparou com uma impossibilidade: a unidade não oferece o serviço demandado por sua condição. Nessa situação, familiares da lavradora procuraram a Defensoria Pública no intuito de conseguir a cirurgia através da Justiça.
O caso recebeu atenção dos defensores públicos Donila Gonzales e Maurício Moitinho, que atuam na comarca de Alagoinhas, integrante da 1ª Defensoria Pública Regional - Feira de Santana que ingressaram com ação de obrigação a fazer, no intuito de obter a transferência, a internação e a neurocirurgia da paciente. A ação tramitou na 2ª Vara Cível de Alagoinhas e recebeu avaliação do juiz Augusto Yuzo. Nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, a lavradora foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE) onde receberá o tratamento adequado.
Parceria - A Defensoria Pública da comarca de Alagoinhas tem procurado estreitar os laços com o Hospital Regional Dantas Bião para melhorar a assistência à saúde no município. "O Hospital encontrou um ponto de harmonia entre os interesses dos pacientes e das instituições", afirmou o diretor-geral do hospital, Adalberto Bezerra. Segundo o defensor público Maurício Moitinho, o Hospital Regional estuda a viabilidade de implantação do sistema de neurocirurgia e a Defensoria Pública tem intermediado junto ao Conselho Municipal de Saúde a possibilidade dessa instalação. "Nós temos a Defensoria Pública como uma aliada", declarou o diretor geral.