COMUNICAÇÃO
Seleção para estágio de Direito na Defensoria foi realizada nesse domingo
Na manhã desse domingo, 19, estudantes de Direito se submeteram à seleção para vagas de estágio jurídico na Defensoria Pública do Estado – DPE/BA. Organizada pela Fundação Cefet, a seleção aconteceu em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista e Juazeiro para o preenchimento de 44 vagas. Com o total de 2.802 candidatos inscritos, o índice de abstenção foi de 26, 14%. O gabarito será disponibilizado na segunda-feira, 20, e, após a divulgação do resultado, os aprovados serão convocados de acordo com o edital do certame.
O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, considera esse momento muito importante para a Instituição. "Já fui estagiário da Defensoria Pública e foi nesse momento que tive o conhecimento do que era e de que forma funcionava. E foi a partir daí que nasceu em mim a vontade de ser defensor público". Para o defensor geral, essa também é uma forma de aproximar o meio acadêmico do trabalho realizado pela Instituição.
Para a candidata Mariana Gonçalves, que cursa o 6° semestre na Faculdade Estácio de Sá, a oportunidade de estágio na DPE/BA veio em boa hora: "O número de oportunidades de estágio caiu. A crise econômica que o país está atravessando causou está queda". Já Marília Prazeres, estudante do 7° semestre na Unifacs, vê na oportunidade de estágio uma chance de conhecer de perto a carreira que pretende seguir. "Pelo que eu conheço das atividades exercidas por um defensor público creio que seja isso que eu quero para vida. Se passar e tiver a chance de conhecer a rotina isso será decisivo no rumo que eu vou tomar", disse Marília.
Segundo a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – ESDEP, Firmiane Venâncio, além dos novos estagiários da capital, os que estiverem em comarcas no interior também poderão participar do Curso de Formação através de videoconferência. A realização das provas, que ocorreu em Salvador na Escola Politécnica da UFBA e no Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa, mais conhecido como PAF I, foi acompanhada pelo coordenador de Estágio de Nível Superior da Defensoria, Gabriel Tavares, e pelo coordenador geral da Fundação Cefet, Maurício Mascarenhas.
A seleção contou ainda com o apoio do Instituto Pedro Melo, que auxiliou na identificação de candidatos que não portavam RG ou cujos documentos não coincidiram de alguma forma com o original. De acordo com Maurício Mascarenhas, o auxílio do Instituto garante a transparência do processo. Foram realizados 63 serviços de datiloscopia.