COMUNICAÇÃO
Semana da Conciliação promove adiantamento em processos amigáveis da Justiça
Propor uma maior aproximação do Poder Judiciário com os jurisdicionados, dando ao cadastrando seus processos para participar, resolver mais celeremente seus conflitos de interesses, contribuindo, assim, com a pacificação social. É com esse intuito que está acontecendo desde esta última segunda-feira (21) até o dia 02 de dezembro deste ano, em Salvador, a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
Trata-se de um evento anual de mobilização coletiva para a resolução negociada de conflitos de interesses de forma pré-processual e processual. A Semana da Conciliação acontece nestes dois meses, quando encerram-se, em 2011, os trabalhos do Movimento pela Conciliação, programa de difusão da cultura da conciliação implantado pelo Conselho Nacional de Justiça.
De acordo com o defensor público Ricardo Carillo, o momento da Semana da Conciliação é de adiantar a maioria dos processos, dando agilidade no andamento dos mesmos. "O assistido tem a oportunidade de ter a resolução num tempo reduzido, mas apenas para aqueles processos em formulação amigável. Os demais continuarão aguardando normalmente", explicou Carillo. "A ideia é que possamos atingir em média 70 a 80% dos processos que estão em andamento", completou.
A Defensoria Pública do Estado da Bahia vai dispor de todos os defensores públicos especializados da área de família, verificando processos de separação conjugal e divórcio, comprovação de paternidade, entre outros, além do Núcleo da Curadoria Especial, que responde por processos que envolvem pessoas não encontradas, entre outros.
As partes interessadas poderão participar, comparecendo à unidade judicial onde se localiza o processo ou inscrevê-lo pela internet através do endereço: http://www.tiba.jus.br/conciliacao/.