COMUNICAÇÃO

Semana da Defensoria 2015 – Defensores públicos recebem medalha de Honra ao Mérito

20/05/2015 13:10 | Por

Os defensores públicos Carmella Maria Trocolli Alencar, Angélica Coelho de Oliveira, Alda Lea de Oliveira e Joaquim Luz Moreira receberam uma medalha de Honra ao Mérito Defensorial, em sessão solene, na terça-feira, 19, no Bahia Othon. A homenagem é concedida a membros e personalidades que prestam relevantes serviços e promovem ações para o fortalecimento da Instituição.

"A Defensoria Pública nos conduz, através de seus princípios e objetivos, a lutar e sonhar por um mundo melhor, sempre em defesa da causa humanitária, na busca de servir aos menos favorecidos, no garantismo de seus direitos de acesso à Justiça", disse a defensora pública Alda Lea de Oliveira, que foi homenageada com a medalha pela contribuição Ivo de Kermartin.

Também agraciada pela contribuição Ivo de Kermartin, a defensora pública Angélica de Oliveira preparou versos em agradecimento à honraria: "Nada melhor pode haver do que ser reconhecida pelos serviços prestados por muitos anos de vida. Ao conselho vou deixar os meus agradecimentos por ter sido agraciada pelos meus merecimentos. Aos colegas que comigo palmilharam a mesma estrada, como aos demais servidores, a minha estima. Obrigada!", declamou.

Já a defensora pública Carmella Alencar, que recebeu a medalha pela contribuição profissional, aproveitou para relembrar a trajetória de luta até a constitucionalização da Defensoria Pública, em 1988. "Pertenço a uma geração que cresceu embalada pelo sonho de criar um instrumento estatal capaz de contribuir com a construção de um Brasil que fosse ao mesmo tempo democrático, desenvolvido, livre e justo. Com tenacidade e a determinação dos iluminados e uma certeza inabalável, conquistamos esse ideal", comemorou.

Para o defensor público Joaquim Moreira, o momento foi de agradecimento aos colegas e servidores pelos 21 anos de atuação na instituição. "Depois de luta, conseguimos vitórias e não desisti, me aposentei e hoje só tenho que agradece a Deus, aos meus familiares e à Defensoria Pública do Estado da Bahia por ter vivido tudo isto com responsabilidade, dignidade e coragem", agradeceu ele, que foi agraciado pela contribuição Ivo de Kermartin.

Pela Contribuição Honorífica, no plano do desempenho social e político e serviços à Defensoria, o ex- presidente Lula e o ministro Jacques Wagner também foram agraciados com a medalha. No entanto, não puderam comparecer à cerimônia "por conta de compromissos internacionais inadiáveis", conforme nota.

A medalha e diploma ao Mérito Defensorial

Instituída pela Resolução 005/2008 e validada pela Lei Orgânica da Defensoria Pública da Bahia, a medalha e o diploma, como título honorífica, visam distinguir defensores públicos que por excepcionais feitos na sua área de atuação e a autoridades e personalidades que prestaram relevantes serviços à Defensoria Pública do Estado da Bahia.

São três categorias de homenagens: contribuição profissional, destinada aos Defensores Públicos em atividade, na área de atuação ou pesquisa; contribuição honorífica, destinada à homenagens para o plano do desempenho social e político e serviços à Instituição, sendo que nesta categoria, além de defensores públicos, os homenageados podem ser autoridades e personalidades; e a contribuição Ivo de Kermartin, que se destina aos defensores públicos que estejam aposentados ou que estejam próximos da aposentadoria compulsória.