COMUNICAÇÃO
Semana da Defensoria: Peça teatral marca segundo dia da programação
A peça Em Família propõe, em um momento bastante apropriado, a discussão dos conceitos de abrigo, trabalho, aposentadoria, relevância e papel do idoso na sociedade.
Olhos atentos, sorrisos e emoção. Essas foram as reações dos convidados que assistiram ao espetáculo “Em família”, uma das atrações que compôs o quadro de programação da Semana da Defensoria 2019, em Salvador.
A peça narra a vida do casal de idosos Dona Lu e Seu Sousa, que são despejados da casa onde moravam por não terem condições financeiras para mantê-la. Com leveza, o texto expôs o problema do sistema previdenciário, e, ao mesmo tempo, denuncia as dificuldades de se viver em uma sociedade que marginaliza os mais velhos.
Em família é um retrato afetivo, humorado e melancólico da crise do homem velho que já não pode prover a si mesmo e aos seus e termina preso a uma engrenagem social de falência que o separa de seus afetos e do conforto esperado no final da vida.
O espetáculo faz parte da companhia de teatro Os Argonautas, fundada em 1999 e com direção geral de Marcelo Flores e texto de Odulvado Vianna Filho. Para Marcelo, ter a oportunidade de exibir o espetáculo na Semana da Defensoria foi importante para ampliar o debate sobre os temas que a peça transmite. “Nós ficamos muito felizes pelo convite. Para nós foi uma alegria trazer esse espetáculo e fazer parte dessa programação. A gente vive um momento em que a cultura e educação precisam de um cuidado especial e poder transmitir, de forma lúdica, assuntos que dialogam com nossa realidade, torna-se prazeroso ”.
A defensora pública Tatiane Ferraz, que coordena a especializada de família, considerou o espetáculo enriquecedor, trazendo reflexões que vai ao encontro do trabalho da Defensoria Pública. “Uma peça dinâmica, emocionante que lida com as relações humanas. A gente que trabalha com o idoso, previdência e outras temáticas, não teve como não se identificar com a apresentação”.
A programação da Semana da Defensoria se encerra no dia 24 de maio, quando será realizada uma sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, às 9h30, em homenagem aos trabalhos prestados pela Defensoria Pública em benefício da sociedade baiana.