COMUNICAÇÃO

Senhor do Bonfim – Itinerância da Defensoria Pública chega ao bairro Monte Alegre II

12/08/2016 14:28 | Por CAMILA MOREIRA DRT 3776/BA
Pela primeira vez, assistência jurídica, escuta à população e atividade física aconteceram juntas

Moradores do bairro Monte Alegre II, em Senhor do Bonfim, contaram com uma opção diferenciada de atendimento na última quarta-feira, 10. Pela primeira vez, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA levou para a comunidade serviços oferecidos pela instituição, garantindo atendimento jurídico, realização de exames de DNA, palestras sobre Alimentos e Lei Maria da Penha, entre outras ações, na sede da associação de moradores da comunidade.

"Temos a intenção de visitar mensalmente, ou bimestralmente, regiões mais vulneráveis da cidade, com bairros afastados do grande Centro, levando informação e serviços a quem não pode por algum motivo comparecer a este órgão de execução", explicou o defensor público Henrique Bandeira. A iniciativa, chamada de "Iniciando Diálogos", contou ainda com a participação da defensora pública Luana Luna, que também atua na comarca.

Além do atendimento jurídico, a ação levou aos moradores do bairro Monte Alegre II orientações de um profissional de educação física voluntário, convidado pela DPE, para falar sobre a importância da prática de atividades físicas. Outro momento de destaque foi a reunião com líderes associativos do bairro, que apontaram aos defensores públicos as principais demandas da comunidade – dificuldades com transporte público, ausência de saneamento básico e problemas com a segurança pública.

Um dos bairros mais populosos e afastados do Centro da cidade, a escolha de Monte Alegre II para sediar a itinerância vai ao encontro do objetivo da Defensoria de levar os serviços da instituição a um número cada vez maior de pessoas. Em Salvador, por exemplo, através do Projeto Defensoria Cidadã Itinerante, diferentes bairros da capital recebem os serviços da DPE mensalmente.