COMUNICAÇÃO

Serrinha – Nova sede da Defensoria Pública é inaugurada na comarca

16/09/2016 20:14 | Por Luciana Costa - DRT/BA 4091 (texto e fotos)
Evento contou com a presença do defensor-geral, membros da Administração Superior da DPE/BA, além de autoridades locais

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA inaugurou nesta sexta-feira, 16, a nova unidade da instituição no município de Serrinha. Anteriormente funcionando no Fórum da cidade, hoje a DPE/BA conta com os serviços da defensora pública Andreza Pereira e dos defensores públicos Lucas Melo e Rodolfo Barbiere. Defensores públicos, servidores e estagiários participaram da cerimônia, além de representantes da Prefeitura local, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e sociedade civil.

"Durante todo esse tempo em que temos defensores públicos nesta comarca, nossos serviços foram oferecidos em um espaço no Fórum. Um espaço útil, mas que se tornou pequeno para atender bem as pessoas da comunidade", disse o defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo. Ainda de acordo com ele, cada passo que é dado em direção a uma Defensoria mais forte representa a ampliação da cidadania.

Para o subcoordenador da 1ª Regional da Defensoria Pública – Feira de Santana, Marcelo Rocha, o novo local não é importante somente para os defensores por proporcionar maior qualidade de trabalho. "É importante e fundamental ofertar para a comunidade, sobretudo a parcela da população mais carente, que representa o destinatário final dos serviços da Defensoria Pública, um serviço de maior qualidade. Não tenho dúvidas que a sede que hoje se inaugura servirá de instrumento para potencializar o alcance da Defensoria", destacou o subcoordenador.

Na opinião do coordenador executivo das Regionais da Instituição, Walter Fonseca, o maior ganho da inauguração vai para cada cidadã e cidadão que se encontra em situação de vulnerabilidade. A ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis, corroborou da mesma opinião e reforçou a gestão de interiorização: "Nós sabemos o peso da presença dos entes do sistema de Justiça. Por isso, a batalha da Ouvidoria da Defensoria Pública junto com a Administração Superior e todas as representações de ampliar a presença da Instituição".

"É uma conquista muito grande não só da equipe de trabalho, mas também para o assistido. A Defensoria existe por conta do seu usuário, e nos incomodava ter que atender um grande número de pessoas em um espaço muito pequeno. Eu me sinto acolhido em Serrinha e é esse sentimento que desejo que os assistidos sintam ao vir na nova casa", falou o defensor público Lucas Melo, que atua em Serrinha.

Também atuante na comarca, a defensora pública Andreza Pereira se emocionou ao contar sua chegada na Bahia por ter que deixar sua família no estado do Rio de Janeiro. Ela diz ter feito uma escolha acertada, pois além de ter sido bem recebida na cidade, considerada a equipe com a qual trabalha sua segunda família.

Prefeito de Serrinha, Osni Cardoso elogiou a atuação da Defensoria Pública na cidade: "Já tem oito anos que conheci os primeiros defensores públicos. E o que vejo todo dia é que eles lutam por uma sociedade cada dia melhor, na qual as pessoas tenham direitos e que a defesa esteja garantida".

As subcoordenadoras da Especializada da Curadoria e da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Mônica Aragão e Laise Carvalho, respectivamente, também participaram da cerimônia. As defensoras públicas já atuaram na comarca de Serrinha.

Serrinha foi a oitava inauguração das novas sedes no interior do Estado pela atual desde o segundo semestre de 2015. Está localizada na Rua Rafael Oliveira, 65, Centro. No próximo dia 30 de setembro será a vez de Vitória da Conquista inaugurar a nova sede.

Confira outras fotos no FLICKR DEFENSORIA BAHIA