COMUNICAÇÃO

Servidores da Defensoria Pública recebem treinamento para coleta seletiva

19/01/2016 20:25 | Por Luana Rios DRT 4867/BA (texto e foto)

Instituição aderiu ao programa Recicle Já Bahia que visa promover a reutilização e reciclagem dos resíduos gerados nas unidades de serviço público estadual

Servidores da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA receberam capacitação, nessa terça-feira, 19, para a coleta seletiva no trabalho. A coordenadora do programa "Recicle já Bahia", Vanuza dos Reis, ministrou uma palestra sobre o tema a fim de conscientizar os colaboradores para a prática. No próximo dia 03 de fevereiro, uma equipe de multiplicadores da ação, formada por servidores da DPE que participaram da capacitação, passará nas salas da instituição para divulgar e estimular os colegas a fazerem escolhas sustentáveis no dia a dia de trabalho. "Achei interessante para podermos ajudar o meio ambiente", declarou a servidora Neide Purificação, 41 anos.

A proposta é que cada defensor público, servidor e estagiário reduza e reaproveite os materiais de consumo durante o expediente, a exemplo de papeis e copos descartáveis. Serão disponibilizadas também no dia 03 de fevereiro cestos azuis do programa Recicle Já Bahia para a separação dos materiais. A expectativa é que em breve a ação se estenda às outras unidades da Defensoria Pública na capital e no interior do Estado.

Para a servidora pública Laís Lage, 25 anos, os benefícios dessa capacitação podem ir além da jornada de trabalho na Defensoria Pública. "Além de implantar aqui, podemos ter a consciência de que podemos fazer em casa. Foi interessante para termos mais percepção sobre os tipos de materiais que podem ser reciclados ou não, além de quais podemos diminuir o consumo para que haja a redução do lixo", considerou.

De acordo com a coordenadora do programa, todo o material coletado na sede administrativa da DPE, em Sussuarana, será recolhido por sete cooperativas às segundas, quartas e sextas-feiras, em sistema de rodízio. Para Vanuza, é muito positivo que as instituições colaborem com ações de sustentabilidade para o planeta. "Antigamente, nós tínhamos o desejo que todos participassem, hoje a lei exige que se faça a coleta seletiva e nada melhor do que ver a Defensoria Pública, que defende o cidadão, implantando a coleta seletiva", declarou. São três regulamentações destinadas à política de resíduos sólidos: o Decreto Federal 5.940/2006; a Lei Federal 12.305/2010 e a Lei estadual 12.932/14.

CONSCIÊNCIA

É preciso optar primeiro pela redução e reaproveitamento dos materiais de consumo em seu dia a dia de trabalho. Por exemplo, use o verso do papel e apenas um copo descartável por dia e, depois, dê a ele a chance de ser reciclado. Os servidores podem participar depositando papéis usados nos cestos azuis do programa RECICLE JÁ Bahia que serão distribuídos no dia 03 de fevereiro. Esses papéis serão recolhidos separadamente pela equipe de limpeza da unidade. Além disso, pode também trazer de casa os materiais recicláveis e depositá-los nos locais indicados.