COMUNICAÇÃO

Servidores da regional de Itabuna participam de oficina sobre HIV

29/07/2010 17:09 | Por

Funcionários e estagiários da Regional de Itabuna participaram, no último dia 21, da Oficina "AIDS e direitos dos soropositivos". Promovida pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Hebert de Souza (GAPA / Itabuna), a iniciativa tem cunho educativo e visa prestar esclarecimentos sobre a doença, além de discutir acerca das questões judiciais que envolvem os portadores da doença.

De acordo com o coordenador da 4ª Regional, Walter Fonseca, o evento teve grande importância para a formação dos estudantes e servidores envolvidos, "além de objetivar a prevenção e conscientização sobre as formas de transmissão da doença". As palestras abordaram, principalmente, o combate à violação dos direitos, ao preconceito e à discriminação sofridos pelos soropositivos", pontua.

A opinião é compartilhada pelo servidor Rafael Peixoto, que considera esse trabalho fundamental para a sociedade. "Os temas abordados ampliaram nosso conhecimento acerca de questões legais referente às pessoas portadoras da doença, englobando previdência, fornecimento de medicamento e até mesmo questões alimentícias. O mais importante, entretanto, foram as explicações e exemplos de discriminação e preconceito, práticas que devem ser imediatamente eliminadas para que a sociedade consiga trilhar melhores caminhos", considera

Dados divulgados em novembro do ano passado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), revela que o número de pessoas infectadas pelo vírus no mundo manteve-se praticamente inalterado desde 2007, na casa dos 33 milhões e os índices de novas infecções e mortes diminuíram. A pesquisa indica, ainda, que as novas infecções pelo HIV caíram 17% nos últimos oito anos. De cinco anos para cá, por sua vez, a quantidade de mortes em decorrência da síndrome caiu 10%.