COMUNICAÇÃO

Servidores e estagiários da Defensoria são capacitados sobe identidades de gêneros.

16/07/2015 18:22 | Por

O curso foi iniciativa da Especializada de Direitos Humanos

Com o objetivo de abordar a temática LGBT, nome social, bem como orientar o atendimento dos assistidos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA promoveu para os servidores e estagiários curso sobre Identidade de gêneros. Na atividade, coordenada pela Especializada de Direitos Humanos, foi exibido o filme "Minha vida em cor de rosa" e proferidas palestras.

O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, destacou que a Defensoria Pública tem como missão assegurar o direito a todas as pessoas e preparar a equipe para o trabalho é fundamental. Na avaliação da subcoordenadora da Especializada dos Direitos Humanos, Eva Rodrigues e a defensora Walmary Pimentel, que idealizaram a capacitação, é importante que as pessoas que procuram a Defensoria, sendo elas transexuais ou não, sejam bem recebidas.

A primeira palestrante foi Paulete Furacão, servidora da Secretaria Estadual da Justiça e Desenvolvimento Social que é transexual e abordou as dificuldades do transexual se inserir na sociedade. Paulete destacou, ainda, a questão da violência contra os transexuais. "Todos os dias saio de casa sem saber se volto viva, mesmo sem ter feito nada", declarou.

A professora Maira Kubik tratou a questão dos gêneros de forma mais técnica e didática, esclarecendo aspectos inerentes à questão da identidade de gênero. Já a estudante do bacharelado da UFBA em estudos de gêneros e diversidades, Rebeca Alvim, explanou para os servidores e estagiários as questões comportamentais relativas ao tema, como por exemplo, chamar o transexual pelo nome que ela adota (nome social), mesmo não sendo este o seu nome de registro.