COMUNICAÇÃO

Servidores que atuarão na Câmara de Conciliação de Saúde são capacitados pela Defensoria

18/10/2016 17:58 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)
A Câmara será implantada no posto do SAC do Shopping Bela Vista

Com o objetivo de preparar os servidores de instituições como a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) aconteceu nessa terça-feira, 18, o curso de capacitação para atuação na Câmara de Conciliação de Saúde – CCS. Na ocasião, a coordenadora do Grupo de Trabalho de Tutela à Saúde da DPE/BA, defensora pública Paula Almeida, apresentou aspectos ligados à Instituição.

"A Câmara de Conciliação de Saúde será fundamental para aproximação dos entes diversos que prestarão assistência aos assistidos que têm demandas na área de saúde", disse a defensora pública Paula Almeida. A Câmara será implantada no posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Bela Vista e é resultado de ação do comitê interinstitucional formado por representantes da Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, PGE, Sesab, Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Ministério Público do Estado (MPE-BA), Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, Procuradoria Geral do Município e Secretaria Municipal de Saúde. Paula Almeida destacou que é fundamental manter um diálogo constante entre as partes envolvidas para que o serviço prestado seja cada vez mais efetivo.

Neste primeiro momento, serão priorizadas demandas que envolvam a assistência farmacêutica oferecida aos moradores da capital. O atendimento será presencial por meio de distribuição de senhas e está previsto para iniciar em novembro. A expectativa é que, após a instalação, a Câmara de Conciliação de Saúde contribua para racionalização e economia ao erário e, consequentemente, reverta em qualidade de serviço e ampliação da cobertura para a população.